9/12/2011 12:00 am

Zona do euro antecipa lançamento de fundo permanente de resgate

Zona do euro antecipa lançamento de fundo permanente de resgate

DA REUTERS, EM BRUXELAS

Os países da zona do euro anteciparam em um ano, para o próximo mês de julho, o lançamento de um fundo de resgate permanente e concordaram, com outros Estados da UE (União Europeia), em considerar emprestar até 200 bilhões de euros ao FMI (Fundo Monetário Internacional) a fim de ajudar a combater a crise de dívida da zona do euro.

Mas os líderes da zona do euro, composta por 17 países, decidiram que o fundo ESM (Mecanismo Europeu de Estabilidade Financeira, na sigla em inglês), que terá uma capacidade efetiva de financiamentos de 500 bilhões de euros, não será autorizado a atuar como um banco, conforme quer a França.

Tal autorização permitiria ao ESM refinanciar-se nas operações de liquidez do BCE (Banco Central Europeu) e dar a ele enorme poder de fogo, mas isso quebraria as regras da UE, que proíbem o BCE de financiar déficits governamentais.

“Nós… concordamos sobre a aceleração da vigência do fundo de resgate ESM. Ele deveria passar a valer em julho de 2012”, afirmou o presidente do encontro entre líderes, Herman Van Rompuy, em coletiva de imprensa no início desta sexta-feira após uma noite de conversas.

O ESM deve substituir o EFSF (sigla em ingês para Fundo Europeu de Estabilização Financeira), de 440 bilhões de euros. O BCE atuará como um agente para o EFSF e o ESM nas operações do mercado.

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1018922-zona-do-euro-antecipa-lancamento-de-fundo-permanente-de-resgate.shtml

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br