8/11/2010 12:00 am

ZAPATERO: ESPANHA É UM ESTADO ACONFESSIONAL QUE GARANTE AS LIBERDADES

ZAPATERO: ESPANHA É UM ESTADO ACONFESSIONAL QUE GARANTE AS LIBERDADES

 France Presse

MADRI, 8 Nov 2010 (AFP) -O presidente do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, afirmou que seu país é um Estado aconfessional que garante as liberdades individuais, em um comunicado emitido nesta segunda-feira depois que o Papa Bento XVI denunciou, em sua visita neste fim de semana, o “anticlericalismo agressivo” da Espanha.

“O chefe do Executivo comentou com o Papa que a relação fluída do Estado espanhol com o Vaticano, fruto do que expressa a Constituição espanhola como Estado aconfessional que reconhece o peso da Igreja católica na Espanha, mas que garante a liberdade de todos”, afirma o comunicado.

No domingo, Rodríguez Zapatero teve um encontro no aeroporto de Barcelona com o Pontífice, pouco antes de Bento XVI concluir sua visita à Espanha.

No sábado, o Papa denunciou, no início de uma visita de dois dias à Espanha, o retorno do agressivo movimento anticlerical e laicista que este país viveu nos anos 30 e pediu pelo encontro entre a fé o laicismo na Europa.

“A Espanha viu nos anos 30 (durante a II República, antes da Guerra Civil) o nascimento de um anticlericalismo e de um movimento de secularização e incremento do laicismo forte e agressivo”, recordou, em declarações aos jornalistas a bordo do avião que o levava a Santiago de Compostela (noroeste).

“Esse movimento e o enfrentamento entre a fé e a modernidade volta a ocorrer hoje e é muito forte”, acrescentou, ao ser indagado sobre a fragilização do catolicismo nesse país.

O chefe da Igreja disse ter constatado esse problema em suas viagens à República Tcheca, França e Reino Unido, apesar de estar “muito acentuado na Espanha”. Por isso pediu um “encontro entre a fé e o laicismo e não um confronto na Europa”.

“A fé deve continuar se renovando para chegar a encontrar-se com o laicismo”, insistiu.

FONTE: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/11/zapatero-espanha-e-um-estado-aconfessional-que-garante-as-liberdades.html

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br