18/01/2011 12:00 am

XIV EREBD DISCUTE MERCADO E SALÁRIO DO PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO NO NORDESTE

XIV EREBD DISCUTE MERCADO E SALÁRIO DO PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO NO NORDESTE

Como seguimento da programação do XIV Encontro Regional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da Informação (EREBD), que iniciou no último domingo, aconteceu a mesa-redonda intitulada “Mercado e salário do profissional da informação”, na qual houve a explanação sobre pesquisa desenvolvida pela profª. drª. Mary Ferreira, do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão. 

A pesquisa, que conta com a participação de cinco bolsistas, foca em mercado, trabalho e salário dos bibliotecários abrangendo o recorte temporal de 1997 a 2009. A aplicação de questionários a profissionais de 29 a 35 anos é uma das metodologias empregadas. Inicialmente, o campo de estudo restringia-se ao Maranhão, contudo, a pesquisa foi estendida para os estados do Piauí e de Pernambuco e há a pretensão de alcançar outros estados. 

Segundo Ferreira, foi constatado que a maioria dos profissionais de Biblioteconomia do Maranhão são mulheres, que apresentam piso salarial baixo (1 a 3 salários mínimos), não participam de organização política e não são filiadas a partidos políticos. O bibliotecário maranhense tem grande expectativa de ampliação do campo de trabalho, que já é vasto, através da abertura de concursos públicos. Outra descoberta relevante é que o profissional valoriza a atividade que desenvolve. 

É a terceira vez que a UFMA sedia o EREBD, sendo que as anteriores aconteceram em 1994 e em 2005. Esta edição está discutindo o tema Os novos campos da profissão da informação na contemporaneidade e “participam do evento estudantes de todo o Brasil, sendo que mais de 300 trabalhos serão apresentados”, declara Elinielle Pinto Borges, uma das coordenadoras. 

 

FONTE: http://www.ufma.br/noticias/noticias.php?cod=9938

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br