23/11/2010 12:00 am

VIGILÂNCIA SANITÁRIA LEVA PROJETOS EDUCATIVOS PARA CAXIAS

VIGILÂNCIA SANITÁRIA LEVA PROJETOS EDUCATIVOS PARA CAXIAS

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio de técnicos da Superintendência de Vigilância Sanitária (Suvisa), realiza, a partir desta segunda-feira (22) até esta sexta-feira (26), das 8h às 16h, no município de Caxias, atividades do Projeto VISA Itinerante e do Projeto VISA. As ações serão realizadas em praça pública, para o público em geral, e nas escolas.

O objetivo do Projeto VISA Itinerante é criar um canal de comunicação entre a sociedade e setores ligados à saúde. Já o Projeto VISA nas Escolas prepara a comunidade escolar para desenvolver ações estratégicas em educação e saúde, focalizado em atividades educativas voltadas para o higiene corporal, alimentação saudável e uso correto de medicamentos. A meta é possibilitar a alunos de seis a 10 anos, da rede pública de ensino, e aos seus pais, aprendizagem de hábitos que garantam a melhoria da qualidade de vida.

Para o superintendente de Vigilância Sanitária, Arnaldo Muniz Garcia, a educação sanitária é um dos instrumentos utilizados pela Vigilância, para preparar uma geração mais consciente do seu papel importante dentro da sociedade, na busca de uma melhor qualidade de vida.

“É extremamente gratificante trabalhar as ações de Vigilância Sanitária dentro da escola, os alunos estão sempre motivados para conhecer o novo, são verdadeiros agentes multiplicadores da aprendizagem”, ressaltou Arnaldo Garcia.

Será realizado, também, um ciclo de palestras para agentes comunitários de saúde, proprietários de estabelecimentos sujeitos ao controle sanitário (farmácias, restaurantes, mercearias) e profissionais dos serviços municipais de vigilância sanitária.

Os técnicos da Suvisa estarão em praça pública prestando orientações sobre a qualidade de alimentos e o uso correto de medicamentos. Eles dão mostrar formas de funcionamento adequado de estabelecimentos de saúde, de bares, restaurantes, padarias e outros. Também vão receber reclamações referentes a riscos sanitários e entregar de panfletos educativos a população.

Nesta segunda-feira, os alunos da rede municipal conheceram melhor o trabalho desenvolvido pelos profissionais de Vigilância Sanitária, de forma lúdica, por meio de um grupo de teatro. No período da tarde às 14h, será realizada uma reunião com os pais dos alunos.

O conteúdo sobre higiene corporal, alimentação saudável e uso correto de medicamentos, será trabalhado em sala de aula pelos professores da escola. Para isso alunos e professores receberão um Kit com cartilhas do Projeto VISA nas Escolas.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Educação e Comunicação (Nec) da Suvisa, Iracilda Santos Silva, a superintendência de Vigilância Sanitária estará também realizando, neste mesmo período e horário, no Auditório da Prefeitura Municipal de Caxias, o Curso de Capacitação das Ações de VISA.

O curso é voltado para profissionais de Vigilância Sanitária das Regionais de Caxias e Codó. O objetivo, segundo a coordenadora, é contribuir na preparação de um profissional consciente de sua missão de proteção individual e coletiva do ser humano.

FONTE: http://www.jornalpequeno.com.br/2010/11/22/vigilancia-sanitaria-leva-projetos-educativos-para-caxias-138394.htm

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br