VEREADORES ASSUMEM COMPROMISSO COM PROFESSORES PARA AJUDAR NAS NEGOCIAÇÕES
A direção do SINDEDUCAÇÃO esteve reunida hoje (01/06), das 11:00 h às 14:00 h, com os vereadores na câmara municipal de São Luis, para apresentar as fundamentações das propostas que levaram os professores da rede municipal à greve. Estiveram presentes também representantes do comando de greve e do sindicato dos funcionários do município.
Ao todo, quatoze dos vinte e um vereadores estiveram presentes na reunião: José Joaquim, Sebastião Albuquerque, Josué Pinheiro, Francisco Carvalho, Ubelino, Osmar Filho, Lourival Mendes, Rose Sales, Albino Soeiro, Pereirinha, Fernando Lima, José Raimundo Alves Sena e Chico Viana.
O sindicato já havia mandato para a câmara um documento com todas as fundamentações necessárias sobre a data base 2010. A reunião de hoje serviu para explicar, de forma mais aprofundada, a posição do SINDEDUCAÇÃO e tirar todas as dúvidas dos vereadores sobre a legitimidade do reajuste de 27,5% pleiteado pela categoria.
Esses foram os principais pontos apresentados pelo sindicato aos vereadores:
1- Apresentação dos dados referentes ao FUNDEB como as receitas e despesas de 2009 e quadro mestre conforme dados do SIOPE (Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação), FUNDEB e MEC;
2- Apresentação da expectativa do FUNDEB para 2010 no valor de R$ 159.798.936,96;
3- Apresentação da planilha de previsão do impacto financeiro para 2010 conforme as fontes citadas acima;
4-Apresentação dos contrapontos apresentados pela SEMED à câmara;
5- Apresentação dos dados para servir de reflexão da arrecadação do FUNDEB No final da reunião foi tirada uma comissão composta por representantes da câmara, SINDEDUCAÇÃO, SINFUSP, SEMED, SEMAD e representante do governo municipal para uma reunião na próxima terça-feira (08/06) com o prefeito João Castelo para discutir novos rumos na negociação.
Os vereadores assumiram um compromisso de não apreciação da mensagem enviada pelo governo à câmara até o esgotamento das negociações ou até que as partes entrem num consenso.
ATENÇÃO PARA AGENDA DE MOBILIZAÇÃO Quarta – feira (02/06) – manhã câmara e tarde em frente à prefeitura Quinta – feira (03/06) – feriado
Sexta – feira (04/06) – atividades no sindicato manhã e tarde
FONTE: http://www.sindeducacao.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=140&Itemid=28