19/01/2011 12:00 am

VENEZUELA PROMOVERÁ NOVO MECANISMO DE INTEGRAÇÃO NO PARLATINO

VENEZUELA PROMOVERÁ NOVO MECANISMO DE INTEGRAÇÃO NO PARLATINO 

A Venezuela promoverá no Parlatino, no próximo 5 de julho, em Caracas, a fundação da Comunidade dos Estados Latinoamericanos e Caribenhos (Celac), disse hoje o deputado socialista Rodrigo Cabezas. 

De acordo com o presidente do Grupo da Venezuela no Parlamento Latino-Americano (Parlatino), essa data será transcendental pela realização da cimeira que realizará o nascimento da Celac, instrumento de integração sem os Estados Unidos e o Canadá, proposto no ano passado, em Cancun, México. 

“Em 05 de julho de 2011 estaremos diante de um momento transcendental, porque, pela primeira vez o sonho da integração latino-americana terá em sua dimensão política uma possibilidade certa de se concretizar”, disse o deputado. 

Para Cabezas, a fundação da Celac representará a resposta da América Latina e do Caribe para, em um mundo globalizado, fazer com que sejam percebidos em bloco os interesses de mais de 590 milhões de pessoas. 

Em relação aos benefícios da comunidade, ressaltou a constituição de um espaço para impulsionar acordos aduaneiros, monetários e de desenvolvimento. Estaremos diante da oportunidade de forjar o surgimento de uma nova arquitetura financeira, com a proposta de uma moeda única, a consolidação do Banco Sul e instrumentos de investimento para alcançar o desenvolvimento, disse ele. 

Segundo Cabezas, o Grupo da Venezuela no Parlamento Latino-Americano vai apoiar e promover todos os esforços na direção de fazer efetiva a Celac. 

Nesse sentido, vamos coordenar com nossos chanceleres para apoiar as suas gestões, disse ele. A idéia de Celac tomou vida em 2010, durante uma cúpula do Grupo do Rio.

Fonte: Prensa Latina
Tradução: Luana Bonone

 

FONTE: http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=145692&id_secao=7

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br