19/11/2012 12:00 am

Venezuela: população participa de debates sobre plano socialista

Venezuela: população participa de debates sobre plano socialista

 

Os debates sobre o plano socialista da Venezuela para 2013-2019 continuam nessa semana com a participação de cidadãos de todo o país, já são mais de 4,3 mil sugestões feitas. Ao mesmo tempo, os venezuelanos se preparam para as eleições regionais de 16 de dezembro próximo, quando serão eleitos os governadores dos 23 Estados.

Praças e centros de estudo recebem os cidadãos para os debates. Depois das discussões, as propostas são depositadas em caixas postais. A ideia é que a população colabore com o projeto que deverá ser apresentado pelo presidente Hugo Chávez perante o Legislativo em 10 de janeiro de 2013, data da posse.

 

O parlamento submeterá a proposta a debate e considerará as alternativas sugeridas. O intercâmbio faz parte do denominado Processo Constituinte para a elaboração coletiva do Plano Socialista, sustentado em cinco objetivos históricos, entre eles defender, expandir e consolidar a independência nacional.

 

Eleições

 

Caminhando ao lado dos debates para o plano chavista estão as eleições regionais. Além de 23 governadores, estarão em disputa 237 cargos de deputados aos conselhos legislativos regionais e oito representantes indígenas.

 

Uma das disputas mais significativas é a do Estado de Miranda, onde o candidato derrotado da oposição e atual governador Henrique Capriles tem como adversário Elias Jaua, ex-vice-presidente da República.

 

Fonte: Opera Mundi

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=199175&id_secao=7

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br