5/07/2012 12:00 am

Venezuela comemora 201 anos da Declaração de Independência

Venezuela comemora 201 anos da Declaração de Independência

 

O aniversário de 201 anos da Declaração de Independência de Venezuela será celebrado nesta quinta-feira (5) em Caracas com um desfile militar na Avenida dos Próceres e uma sessão solene no Parlamento.

A Assembleia Nacional de Venezuela convocou à sessão solene que terá como orador de ordem o ministro de Relações Exteriores, Nicolás Maduro.

 

No dia 5 de julho os venezuelanos comemoram a consolidação do processo de independência da Coroa Espanhola, momento em que se localizaram como o primeiro país da região em consolidar seu sonho de liberdade.

 

Foi nesse dia de 1811 que foi assinada a Ata da Declaração de Independência de Venezuela, documento pelo qual sete províncias espanholas, pertencentes à Capitania Geral de Venezuela América do Sul, declararam sua independência do Reino de Espanha e explicaram suas razões.

 

Na Ata lê-se: “Nós, pois, a nome e com a vontade e a autoridade que temos do virtuoso povo de Venezuela, declaramos solenemente ao mundo que suas Províncias unidas são, e de fato e devem ser desde hoje, de direito, Estados livres, soberanos e independentes e que estão absolvidos de toda submissão e dependência da Coroa de Espanha ou dos que se dizem ou disserem seus apoderados ou representantes”.

 

Com a assinatura da declaração e as campanhas empreendidas pelos republicanos, iniciou-se a Guerra de Independência.

 

A independência de Venezuela conseguiu-se nos campos de batalha, onde os republicanos enfrentaram e derrotaram ao exército espanhol.

 

Entre estas cruzadas, em 24 de junho de 1821 levou-se a cabo a Batalha de Carabobo, a qual concluiu com a retirada do exército realista e foi de transcendental importância para libertar o território venezuelano da ocupação espanhola.

 

Fonte: Prensa Latina

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=187711&id_secao=7

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br