3/11/2010 12:00 am

VACINAS CONTRA PNEUMONIA ESTÃO DISPONÍVEIS EM SÃO LUÍS

VACINAS CONTRA PNEUMONIA ESTÃO DISPONÍVEIS EM SÃO LUÍS

Visando intensificar, ainda mais, o Programa Nacional de Imunização realizado pelo Ministério da Saúde (MS), a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) está disponibilizando, em todas as unidades, a vacina contra Pneumonia destinada para crianças de dois meses até um ano e 11 meses de idade. Atualmente, a população de menores de dois anos a ser imunizada é de 36.516.

A vacina chamada Pneumocócica 10 Valente era somente disponibilizada em clínicas particulares e nos Centros de Referência de Imunobiológico Especial (Crie). Já é possível receber a dose, gratuitamente, nos postos de saúde do município graças ao empenho da Prefeitura de São Luís, na gestão João Castelo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças pneumocócicas são as principais causas de morte de crianças menores de cinco anos que poderiam ser prevenidas com a vacinação. A entidade recomenda que todos os países incluam a vacina contra essas enfermidades em seus calendários pediátricos de rotina.

Gratuidade da vacina

Para a coordenadora de imunização, Rita de Cássia, a gratuidade da vacina chega como boa notícia, já que a inclusão da mesma nos postos da rede pública era uma reivindicação antiga das sociedades de imunização. “Agora, mães sem condições de pagar pela vacina poderão levar o filho em qualquer unidade do município. Vale ressaltar que as vacinas são administradas via intramuscular profunda, no músculo vasto lateral da coxa da criança”, informou.

A vacina Pneumocócica 10 Valente protege contra a bactéria pneumococo, causadora de meningite e pneumonias pneumocócicas, sinusite, inflamação no ouvido e bacteremia (presença de bactérias no sangue), entre outras doenças. O pneumococo vem se apresentando como principal causador de infecções em neonatos e em crianças de até dois anos de idade, sendo também responsável por 45% das pneumonias adquiridas na comunidade.

O pneumococo é também responsável por pneumonias, otites, sinusites, meningites e bacteremias na infância, respondendo por 27% dos casos da doença em crianças, nos países em desenvolvimento, e por 70% dos registros de enfermidades invasivas em menores de dois anos de idade.

Mais novidades

Além da vacina contra pneumonia, a Semus vai disponibilizar ainda este mês, em todas as unidades de saúde, a vacina contra Meningite, a Meningocócica C Conjugada. Ela também é utilizada em crianças de dois meses a menores de dois anos.

A Meningocócica C Conjugada imuniza contra a doença meningocócica, termo usado para designar doenças causadas pelo meningococo (bactéria) e é um dos grandes problemas de saúde pública. Estima-se a ocorrência de, pelo menos, 500 mil casos por ano no mundo com cerca de 50 mil óbitos.

É uma doença de evolução rápida e com alta letalidade, que varia de 7 a 70%. Durante dois dias, enfermeiros e vacinadores de todas as unidades de saúde receberam treinamento para aplicação da vacina.

Fonte: Semus 

Fonte: Imirante.com

FONTE: http://www.portaldomaranhao.com.br/2007/?pg=ler&id=21663

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br