17/04/2012 12:00 am

Uruguai apoia presença de Cuba em próxima Cúpula das Américas

Uruguai apoia presença de Cuba em próxima Cúpula das Américas

 

O chanceler uruguaio, Luis Almagro, mostrou satisfação com o resultado da 6ª Cúpula das Américas já que, além dela não ter uma declaração final, 32 países concordaram com a participação de Cuba no próximo foro.

 

Almagro estimou que a presença do Uruguai na próxima Cúpula sem a presença de Cuba “não faria sentido”, mas reconheceu que essa seria uma decisão a ser tomada pela futura administração à frente do país.

 

O chanceler concordou com a necessidade de se realizar o foro, previsto para Panamá, sem países excluídos, em referência a Cuba, decisão tomada pelos 32 países da América Latina e do Caribe, acrescentou a fonte.

 

A posição dos Estados Unidos de vetar o tema Cuba foi determinante para que não se chegasse a uma declaração final, sustentou o ministro.

 

Almagro sublinhou também que o tema das Malvinas não foi incluído pela inexistência de um documento final, caso contrário certamente teria constado do documento.

 

“Este foi um tema sem unanimidade mas até os próprios Estados Unidos anunciaram que não discutiriam o parágrafo, sem prejuízo do mesmo constar na declaração, à qual não foi concretizada”, assinalou.

 

Almagro disse que na próxima quinta-feira (19) o presidente José Mujica, acompanhado de uma delegação, visitará Brasília para reunir-se com a presidente do Brasil, Dilma Rousseff.

 

A agenda prevista abordará assuntos bilaterais relacionados com o comércio, integração física, do setor industrial e energética.

 

Ele agregou que alguns destes temas estão em negociação há algum tempo, e agora o objetivo é dar velocidade para conseguir resultados concretos.

 

Fonte: Prensa Latina

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=180966&id_secao=7

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br