8/10/2012 12:00 am

Universidades baianas realizam Dia Estadual de Luta nesta terça (9)

Universidades baianas realizam Dia Estadual de Luta nesta terça (9)

O Fórum das ADs, formado pela reresentação sindical das quatro Associações dos Docentes das Universidades Estaduais Baiana (Ueba, Uesc, Uesb e Uefs), vai realizar nesta terça-feira, 9, um dia Estadual de Luta. A mobilização tem o objetivo de fortalecer a campanha salarial e pressionar o governo Wagner para receber o movimento docente, já que o Fórum protocolou a pauta de reivindicações no dia 14 de junho deste ano e, até o momento, não foi convocado pela administração do Estado para uma negociação.

 

“Durante o dia serão realizadas panfletagens nas entradas das universidades, entre outras atividades, e teremos, até o final do ano, outros dias de mobilização”, adianta o 2º vice-presidente do ANDES-SN, Gean Santana, que é professor da Universidade Estadual de Feira de Santana.

 

A primeira paralisação está prevista para acontecer no dia 24 de outubro e, a segunda, no dia 22 de novembro com ato público em frente à sede do governo, em Salvador. No dia 11 de novembro haverá nova reunião do Fórum das ADs, e outra, em data a ser definida, com o Fórum das 12, que reúne as entidades de estudantes e técnico-administrativos das quatro Ueba.

 

Feira de Santana

 

A Associação dos Docentes da Uefs (Adufs) realiza nesta terça-feira (09), a partir das 7h, no Pórtico da universidade, o Dia Estadual de Luta. A atividade inclui café da manhã, panfletagem, distribuição de praguinhas, apresentação de literatura de cordel, tema da campanha salarial, passagem em sala de aula e, por fim, assembleia dos professores, às 16h45, no auditório 3, Módulo IV.

 

Durante a assembleia, os professores irão avaliar o calendário de mobilização para o ano de 2012, com a possibilidade de paralisação das atividades acadêmicas nos dias 24 de outubro e 22 de novembro, realização de ato público em frente à governadoria, dentre outras ações.

 

Os salários dos professores das Universidades Estaduais Baianas (Ueba) são os piores entre as universidades estaduais do Nordeste, mesmo a Bahia tendo o maior Produto Interno Bruto (PIB) da região. Desta forma, a categoria reivindica reajuste de 28%, equiparando à remuneração dos docentes da Universidade Estadual do Ceará, atualmente o melhor do Nordeste; revogação da Lei 7176/97 e a destinação de, no mínimo, 7% da Receita Líquida de Impostos para o orçamento das Ueba, já a partir de 2013.

 

Com informações da Adufs (Associação dos Docentes de Universidade Estadual de Feira de Santana)

Fonte: ANDES-SN

http://cspconlutas.org.br/2012/10/universidades-baianas-realizam-dia-estadual-de-luta-nesta-terca-9/

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br