10/01/2011 12:00 am

UNIDADE MISTA DO ITAQUI BACANGA TERÁ CAPACIDADE AMPLIADA NA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

UNIDADE MISTA DO ITAQUI BACANGA TERÁ CAPACIDADE AMPLIADA NA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

Nos últimos três anos, a Unidade Mista do Itaqui Bacanga realizou mais de 681 mil atendimentos. Somente em 2010, foram 264.706, um número 30% maior que em 2009. Para este ano, a meta da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) para a unidade é de 300 mil atendimentos.

 

Por conta da alta demanda e da localização estratégica da unidade, que concentra mais de 250 mil pessoas, divididas em quatro micro-regiões – Anjo da Guarda, Vila Ariri, Vila Embratel, Vila Bacanga e Vila Maranhão, a Semus já estuda a reestruturação de sua urgência e emergência.

 

Para o secretário municipal de Saúde, Gutemberg Araújo, o aumento do fluxo de usuários na Unidade Mista do Itaqui Bacanga, no ano passado, influenciou a decisão. “Tivemos por lá uma média mensal de 22 mil atendimentos e a unidade não foi estruturada na sua parte física para atender a uma demanda tão grande. Por isso, vamos ampliar a capacidade de atendimento na urgência/emergência e reduzir o tempo de espera do usuário com o auxílio de mais recursos de diagnósticos, como raio X, ultrassom e outros”, informou.

 

Com as medidas, a Semus visa ofertar um serviço de maior qualidade à população da área Itaqui Bacanga. “Sem contar que a reestruturação vai ajudar na redução do fluxo de pacientes nas grandes unidades de urgência e emergência da capital, que são os Socorrões I e II”, disse o secretário.

 

EspecialidadesAlém da urgência e emergência, enfermaria com 27 leitos para internação (sendo quatro pediátricos), laboratório para exames simples, posto de nebulização, observação, vacinação, consultório odontológico e sala para fisioterapia, dentre outras instalações, a Unidade Mista do Itaqui Bacanga oferece uma gama de especialidades na parte ambulatorial, como pediatria, ginecologia, psicologia, nefrologia, nutrição e atendimento aos usuários inscritos nos Programas de Tuberculose, Hanseníase, Hipertensão e Diabetes.

 

“Apesar do grande número de pessoas que procuram o hospital, a gente sente que os médicos e funcionários são comprometidos e dispostos. Todas as vezes que eu preciso fazer uso do hospital, sou atendido. Claro que se a estrutura ficar melhor, quem vai ganhar com isso é a população”, lembrou o aposentado Osvaldino Santos, 62 anos, morador do Anjo da Guarda.

 

A receptividade na Unidade Mista do Itaqui Bacanga é uma de suas características. “A unidade é acolhedora, até mesmo pelo fato de a comunidade participar efetivamente do dia a dia do hospital, com o objetivo de ajudar no aprimoramento e contínua melhoria da qualidade dos serviços que ofertamos. Nessa gestão participativa, vamos aparando as arestas, buscando sugestões junto aos próprios usuários, efetivando mudanças e construindo essa importante relação de confiança com o usuário, que é o nosso principal foco”, disse o diretor da Unidade Mista do Itaqui Bacanga, Dênio Dourado.

 

 

 

Procedimentos hospitalares na UMIB em 2010 

  

·         Urgência: 48.740

·         Ambulatório: 102.808

·         Laboratório: 112.489

·         Internação: 669

   

 Comparativo de atendimentos da UMIB 

 

 

·         2008: 172.131

·         2009: 244.665

·         2010: 264.706

·         Meta para 2011: mais de 300 mil

           

 

 

        FONTE: http://www.saoluis.ma.gov.br/frmNoticiaDetalhe.aspx?id_noticia=2899

   

 


CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br