25/01/2011 12:00 am

UNIDADE DE SAÚDE DE ROSÁRIO SERÁ UM HOSPITAL REGIONAL

UNIDADE DE SAÚDE DE ROSÁRIO SERÁ UM HOSPITAL REGIONAL

A unidade mista do município de Rosário será ampliada para funcionar como hospital regional.  A primeira reunião para discussão do projeto foi realizada, na manhã desta sexta-feira (21), com a participação do secretário de Estado da Saúde, José Márcio Leite, o prefeito Marconi Bimba e a gerente de Estruturação do Negócio da Petrobras, Luiza Galvão França.

A ideia, segundo explicou José Márcio Leite, é ampliar o número de leitos de 33 para 200 e instalar serviços de urgência e emergência – pediátrica e de adultos -, internações eletivas, com cirurgia geral e traumato-ortopedia, neurocirurgia, UTI e UCI para adultos e unidade de queimados com cirurgia plástica, clínica médica, imagem e patologia clínica.

A meta é consolidar e aprimorar o atendimento prestado aos municípios de Axixá, Bacabeira, Barreirinhas, Cachoeira Grande, Humberto de Campos, Icatu, Morros, Paulino Neves, Presidente Juscelino, Primeira Cruz, Rosário, Santo Amaro do Maranhão e Tutóia.

José Márcio disse que o reforço da rede de saúde é um compromisso estabelecido pela Política Estadual de Saúde e vai acontecer em todas as unidades regionais de Saúde do Maranhão. “A determinação da governadora é para que façamos um estudo de viabilidade técnica para implantar um complexo hospitalar aqui, além de um UPA e um SAMU Regional em Bacabeira”.

O prefeito Marconi Bimba definiu Rosário como um polo que congrega 12 municípios onde vivem cerca de 200 mil habitantes. “Há muito tempo, necessita de um hospital regional que ofereça serviços de qualidade”.  Ele defendeu a estratégia da governadora Roseana Sarney de trabalhar em parceria com os prefeitos e em total harmonia com o Governo Federal e a iniciativa privada. “Esse é o momento do Maranhão”, afirmou.

Itinerância

A equipe da SES que acompanhou José Márcio a Rosário também vistoriou, nesta sexta-feira (21) as instalações do hospital de 50 leitos da cidade de Barreirinhas. A unidade está em fase de finalização.

Entre os técnicos da SES estavam Henrique Jorge (Vigilância Epidemiológica), Jorge Mendes e Antonio Belo (Saneamento), Bernadeth Ferreira (Rede de Serviços de Saúde), Denise Fortes (Regionalização), Egídio Ribeiro (Comissão Intergestora Bipartite), Silvia Leite (Controle e Avaliação) e Luis Henrique (assessor especial). A inspeção também foi feita pelo secretário de Saúde e técnicos da SES, semana passada, na unidade de pronto-socorro de Presidente Dutra e Colinas.

 

FONTE: http://www.ma.gov.br/agencia/noticia.php?Id=13891

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br