21/11/2012 12:00 am

UNE reforça luta por cotas raciais na Semana da Consciência Negra

Por ocasião do Dia da Consciência Negra, na terça-feira (20), a União Nacional dos Estudantes (UNE) publicou, em sua página na internet, nota em homenagem à Zumbi dos Palmares.´Durante toda esta semana, o movimento negro comemora a chamada Semana da Consciência Negra. Confira a nota do movimento estudantil, abaixo.

Nota da UNE pela Semana da Consciência Negra e o 20 de Novembro

Hoje, dia 20 de novembro, celebramos o Dia Nacional da Consciência Negra, em homenagem à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. Relembrar a resistência à escravidão do povo negro e refletir sobre a presença do racismo na sociedade brasileira é tomar consciência da luta histórica por liberdade e justiça e auferir os desafios para uma sociedade melhor e igualitária.

O racismo é uma ideologia estruturante, justificadora de privilégios que se dão pela opressão de determinado segmento étnico por outro. Hoje, ainda 70% dos mais pobres são negros e três a cada quatro brasileiros pertencentes aos 10% mais ricos são brancos. As mulheres negras são as que recebem os piores salários e as que mais sofrem com o machismo e racismo. Vivemos uma guerra quase que silenciosa, que extermina a juventude negra, vitimada pela violência e o racismo institucional, mecanismos perversos de manutenção de hegemonia. Tais mecanismos são responsáveis pela concentração de poder politico e econômico a uma elite, resultando no afastamento da população negra dos eixos de desenvolvimento e oportunidades e na violação de seus direitos.

Reconhecer o processo de escravidão e de segregação estendido após a abolição, permite criar condições para que o Estado e os governos possam desenvolver ações de reparação e promoção da igualdade racial. Nesse sentido, a mobilização construída pelo conjunto dos movimentos negro e sociais avança, promovendo o reconhecimento da divida histórica do Estado brasileiro com o povo negro. A valorização da cultura negra e o combate ao racismo empreendido diariamente por esses movimentos culminam na Semana da Consciência Negra, que tem por apogeu o dia 20 de novembro.

Promoção da Igualdade Racial na Educação Superior pública

Dentre os avanços cravados pelas políticas educacionais no ensino superior, destacam-se as Ações Afirmativas. Depois de mais de uma década implementação das cotas raciais, hoje temos mais de 100 universidades entre estatuais e federais onde foram criadas condições para que milhares de estudantes negros e negras ingressassem no ensino superior. A confirmação da constitucionalidade das ações afirmativas pelo STF e a recente aprovação da Lei de Cotas (lei 12.711-2012), que destina 50% das vagas em universidades federais para estudantes oriundos de escolas públicas, com recorte social e racial, representam um marco legal e o maior aprofundamento na democratização do ensino superior público ao reservar 56 mil vagas a serem disponibilizadas após quatro anos da vigência da lei.

A democratização da universidade vem acompanhada da necessidade de ampliação e melhoria dos investimentos em permanência. A UNE defende um piso de R$ 750 mi na assistência estudantil para 2013 e luta para que possamos superar R$ 2 bilhões, garantido ampliação necessária de recursos para a reforma e construção de moradias estudantis e restaurantes universitários, assim como o aumento do numero e o valor das bolsas de permanência e de mérito acadêmico. Como outro desafio, temos ainda a garantia de acesso dos/as estudantes negros/as em todos os espaços acadêmicos, como a pesquisa e pós-graduação.

O IV Encontro Nacional de Estudantes Negros e Negras e Cotistas da UNE – ENUNE, fórum permanente de auto-organização de negros e negras da entidade, será lançado entre os dias 18 e 21 de janeiro, durante o Congresso de Entidades de Base – CONEB da UNE, na cidade de Recife.

Lutamos por uma sociedade multiétnica, livre do racismo, do machismo, e da homofobia. Reafirmamos nosso compromisso com a construção de uma universidade e uma educação socialmente referenciada, anti-racista, plural e popular.

Frente a esses grandes desafios e às profundas desigualdades raciais a serem superadas, a União Nacional dos Estudantes não festeja o 20 de novembro, mas celebra a luta e a historia de Zumbi e todo o povo negro brasileiro.

Valeu Zumbi!

União Nacional dos Estudantes