22/06/2012 12:00 am

UNE e UJS fazem ato em Brasília por 10% do PIB para educação

UNE e UJS fazem ato em Brasília por 10% do PIB para educação

 

Na próxima terça-feira (26), em Brasília, estudantes fazem ato em defesa do Plano Nacional de Educação (PNE) com 10% do PIB (Produto Interno Bruto) e 50% do fundo social e dos royalties do pré-sal pra educação. A manifestação, convocada pela União Nacional dos Estudantes (UNE) e pela União da Juventude Socialista, também reivindica melhorias paras as universidades federais e regulamentação do ensino privado.

 

O ato fortalece a agenda de luta do movimento estudantil , a greve dos professores e servidores das universidades federais e é um desdobramento do 60º Conselho Nacional de Entidades Gerais (Coneg), encontro que reuniu, de 15 a 17 de junho, no Rio de Janeiro, lideranças estudantis de todo o país.

 

“Apoiamos a pauta dos professores e servidores, reconhecemos e participamos da mobilização dos estudantes, e consideramos que este deve ser um momento de unidade de todos os segmentos que compõem a universidade, para que possamos caminhar juntos rumo a conquistas para todos de uma universidade pública, gratuita e de qualidade”, afirmou o presidente da UNE, Daniel Iliescu.

 

Os estudantes reivindicam a triplicação das verbas destinadas à assistência estudantil – atualmente são investidos apenas R$500 milhões por ano, a contratação de mais professores e servidores técnicos administrativos para as universidades federais, a implantação de um plano para conclusão das obras de infraestrutura que estão paradas nas universidades, a paridade nas eleições da reitoria, além dos 10% do PIB e 50% dos royalties do pré-sal a ser investidos em educação.

 

De Brasília

Com informações da UNE

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=186570&id_secao=8

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br