24/07/2012 12:00 am

Unasul nega pedido do Paraguai e mantém suspensão do país

Unasul nega pedido do Paraguai e mantém suspensão do país

 

Nesta terça-feira (23), a Unasul se reúne no Peru para monitorar e avaliar a situação no Paraguai depois que o presidente legitimamente eleito do país, Fernando Lugo, foi deposto em um processo considerado pelos presidentes do organismo como um golpe de Estado Parlamentar. É a primeira reunião do Grupo de Alto Nível do organismo e terá como objetivo definir as diretrizes de trabalho.

 

De acordo com o governo argentino, o Tribunal Permanente de Revisão do Mercosul rejeitou o recurso apresentado pelos paraguaios para anular a suspensão do país do bloco e frear a entrada da Venezuela.

 

O conselho do Grupo de Alto Nível da Unasul é presidido pelo peruano Salomon Lerner Ghitis. Integram o grupo os embaixadores Glenn Alvares (Suriname), Rodolfo Mattarollo (Argentina) e Guillerme Patriota (Brasil) e Lorena Escudero (Equador), além de Arthur Fermandois (Chile).

 

O Ministério das Relações Exteriores do Paraguai esclarece que vai insistir nos esforços de anular a suspensão e buscar o diálogo com os parceiros da região. De acordo com a decisão do conselho, o país terá que negociar com cada presidente do bloco a suspensão da medida.

 

Com informações da Agência Brasil

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=189171&id_secao=7

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br