27/07/2010 12:00 am

UFMA VAI SEDIAR O MAIOR EVENTO CIENTÍFICO BRASILEIRO EM 2012

UFMA VAI SEDIAR O MAIOR EVENTO CIENTÍFICO BRASILEIRO EM 2012

A aprovação foi unânime entre conselheiros da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência(SBPC)

 

Em 2012, a Universidade Federal do Maranhão será sede do maior evento científico brasileiro, a 64ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A aprovação foi unânime entre membros do Conselho da Sociedade. A decisão foi tomada no último sábado, em Natal, no Rio Grande do Norte, onde ocorre a 62ª Reunião Anual da SBPC que contou com a participação do reitor Natalino Salgado, o Vice-reitor Antônio José Oliveira e do Pró-reitor de Pós-Graduação, Fernando Carvalho. 

O reitor apresentou o projeto de reestruturação da UFMA e os indicadores positivos da graduação, pós-graduação e extensão dos últimos três anos. “A Universidade possui toda a estrutura para ser a anfitriã de um evento deste porte, destinado à exposição de atividades científicas produzida por estudantes e profissionais de todo o país”, ressaltou. O reitor lembrou também que em 2012, São Luis irá comemorar os 400 anos de fundação, conhecida pelo mundo pelas belezas naturais e pela arquitetura colonial dos casarões. Durante o encontro, também foi definido o local do próximo Encontro. A 63ª reunião anual da (SBPC) irá ocorrer na Universidade Federal de Goiás Universidade Federal de Goiás. O reitor Edward Madureira Brasil, novo presidente da ANDIFES esteve presente na reunião. 

De acordo com presidente da SBPC, Marco Antônio Raupp e o secretário Geral Aldo Malavasi (foto de capa), São Luis possui bons exemplos de desenvolvimento tecnológico graças ao investimento da ciência, a exemplo do Centro de Lançamento de Alcântara, local onde são lançados os veículos lançadores de satélites no âmbito da Missão espacial completa brasileira. Esse centro espacial é o único de toda a América Latina. 

A UFMA já realizou uma edição do evento em 1995. Sua principal característica é promover a discussão de temas de interesse das regiões onde são realizadas, sempre com o viés da ciência e da tecnologia. Para 2012, são esperados pelo menos dez mil participantes entre autoridades, pesquisadores, estudantes, representantes de sociedades científicas e gestores de órgãos públicos de ciência e tecnologia. 

A programação científica da 62ª Reunião deste ano é composta por conferências, simpósios, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres para apresentação de trabalhos científicos. Também são realizados diversos eventos paralelos, a exemplo da SBPC Jovem (programação voltada para estudantes da educação básica e população infanto-juvenil em geral), da ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia) e da SBPC Cultural (atividades artísticas regionais). 

A cada ano, a Reunião Anual da SBPC é realizada em um estado brasileiro diferente, sempre em uma universidade. O evento reúne milhares de pessoas, entre cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e demais interessados. Em todas as edições, o público circulante tem sido superior a 10 mil pessoas. 

Escola de Ciência e Tecnologia 
O reitor aproveitou a reunião em Natal para conhecer as instalações da Escola de Ciências e Tecnologia (EC&T) (foto), uma unidade acadêmica especializada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – ¬UFRN. O prédio construído com recursos do REUNI possui três andares e nove salas com capacidade para abrigar mais 800 alunos, mais um auditório, nove laboratórios. A inauguração será realizada durante a reunião SBPC na Instituição. 

*Da SBPC* 

O que é uma Reunião Anual da SBPC? 

É o congresso anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizado desde 1948 com a participação de autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia e de sociedades científicas de várias áreas do conhecimento. O evento reúne milhares de pessoas, entre cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e demais interessados. A programação é formada por assembleias, conferências, encontros, mesas-redondas, minicursos, sessões especiais e simpósios, sessões de pôsteres, exposições e atividades de ciência, tecnologia e inovação, arte e cultura. 

Como propor uma atividade? 

Pessoas físicas não podem propor atividades (conferência, simpósio, minicurso etc.) isoladamente. A programação científica é organizada pela SBPC e Sociedades, Associações ou Entidades Científicas afiliadas à SBPC. Os autores que desejarem apresentar os resultados de suas pesquisas deverão fazer a inscrição para o envio do resumo à Sessão de Pôsteres (não haverá sessão de comunicação oral). 

 

FONTE: http://www.ufma.br/noticias/noticias.php?cod=8781

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br