9/07/2010 12:00 am

UFMA SUBMETE 15 PROPOSTAS DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO PARA CAPES

Mestrados profissionais, acadêmicos e doutorados APCN 2010

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação informa a toda comunidade acadêmica e à sociedade em geral, a submissão de 15 propostas de cursos de mestrados profissionais e acadêmicos, a Capes.

Em abril de 2010 foram enviadas três propostas de Mestrado Profissional em Ensino da Saúde, Energia e Ambiente e o Mestrado em Rede-RENASF. Na última sexta-feira, 02 de julho, foram submetidas mais 12 propostas entre mestrados acadêmicos (História, Ciência da Computação, Design, Enfermagem, Ciências Animal e Ambiental), doutorados (Ciências Sociais, Física, Biodiversidade e Conservação, Materno Infantil, Ciências da Saúde, Odontologia) e o doutorado em Rede BIONORTE.

Entre as propostas encaminhadas a CAPES, destacamos os mestrados em rede, RENASF (Rede Nacional de Saúde da Família) e BIONORTE (Rede de Biodiversidade e biotecnologia da Amazônia Legal). A Rede Nacional de Saúde da Família tem a UFMA como certificadora com outras instituições como a Universidade Estadual do Ceará (UECE), Instituto Oswaldo Cruz do Ceará entre outros. A Universidade também compõe o quadro de instituições da proposta de doutorado em rede da BIONORTE (Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal) que tem como objetivo reunir e integrar as principais instituições atuantes na área de biodiversidade e biotecnologia que buscam a formação de recursos humanos e o desenvolvimento científico e tecnológico da Região Norte.

“Inicialmente temos que agradecer aos departamentos, centros e conselheiros do CONSEPE pelo empenho na aprovação das propostas dos novos cursos de pós-graduação, É importante ressaltar que a submissão de 15 propostas é um fato inédito na Universidade, mostrando que os pesquisadores da UFMA estão motivados em criar novos Programas de Pós-Graduação que possam atender a demanda de qualificação dos profissionais maranhenses”, declara o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFMA, Fernando Carvalho Silva.

Lugar: Campus do Bacanga-SLZ
Fonte: Marina Farias/ASCOM/PPPG