4/06/2010 12:00 am

UFMA SEDIA XV ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA POLÍTICA

O evento visa debater a profunda crise pelo qual a economia capitalista mundial passa

A UFMA está sediando no período de 1º a 4 de junho, o XV Encontro Nacional de Economia Política com o tema: “América Latina e Brasil na nova configuração do Capitalismo”. O evento tem por objetivo discutir a profunda crise pela qual a economia capitalista mundial passa e recolocar a questão do desenvolvimento capitalista em geral e no Brasil, diante do novo contexto internacional.

O evento iniciou na manhã da última terça-feira, 1º, com apresentação de mini-cursos, todos realizados no Centro de Ciências Sociais (CCSo). Nesta quarta-feira, 2, foi realizado, no Colégio Universitário (Colun), a abertura oficial do encontro. Na ocasião, houve uma conferência mediada pelo Presidente da Sociedade Brasileira de Economia Política, professor Paulo Nakatani e ministrada por Antonio Henrique Pinheiro Silveira, da Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda e por Fabrício Augusto Oliveira da Fundação João Pinheiro.

As conferências debatiam a atual situação econômica do país equiparando-as com o governo atual e o anterior, de forma que trouxesse à tona a realidade da economia brasileira. Na palestra foram utilizados gráficos mostrando a realidade do país, e o quando tem que melhorar, já que a economia do país continua baixa.

“Fizemos uma comparação entre os governos de forma econômica, levando em conta a construção coletiva e continuada do Brasil, bem como mostrando os tripés dos governos, e sua estrutura institucional política”, afirma Antonio Henrique.

Com 350 pessoas participando do XV Encontro Nacional, o coordenador do evento, professor Welbson Madeira, comenta que esse momento nasceu para garantir pluralidade do pensamento e debater a contraposição do governo. “Este evento marca a abertura de espaços para debater esses paradigmas, tendo em vista, que contamos com a participação de Economistas Políticos, Historiadores, Sociólogos, entre outros profissionais”, declara Welbson.

Este é um evento de caráter internacional em que participam pessoas de toda América Latina, e conta também, com participantes dos Estados Unidos. Tendo em vista a participação de estrangeiros no encontro, a organização do evento instalou uma cabine para tradução simultânea, o que atenderia a todo o público estrangeiro presente.

“Um evento como este engrandece o país, e a Universidade se coloca a disposição de todos para juntos debater de forma científica melhorias para o avanço da economia, haja vista, que o Estado tem muito a oferecer, e este encontro visa ampliar as três áreas que rege a sociedade: ensino, pesquisa e extensão”, finalizou o reitor em exercício da UFMA, Antonio Oliveira.

A mesa de abertura foi composta pelo reitor em exercício da UFMA, professor Antonio Oliveira; Presidente da Sociedade Brasileira de Economia Política, professor Paulo Nakatani; Chefe do Departamento de Economia da UFMA, professor José Ribamar Sá; Coordenador do Curso de Ciências Econômicas, professor João Claudino Tavares; Secretária Executiva da Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia, professora Adriana Moreira Amado; Presidente da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Ciências Econômicas, professor Lineu Maffezoli; Vice-Presidente do Corecon-RJ e Conselheiro do Cofecon, Sidney Pascouto e o Assessor-Chefe de Comunicação do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Daniel Castro.

FONTE: http://www.ufma.br/noticias/noticias.php?cod=8420