15/04/2010 12:00 am

UFMA PROMOVE ENCONTRO DE ESTUDANTES AFRICANOS

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), promove o I Encontro dos Estudantes Africanos na UFMA com o título “25 de maio: África ontem, hoje amanhã”. O evento acontece na UFMA, no Centro de Ciências Humanas (CCH) de 25 a 27 de maio, no Campus do Bacanga.

As inscrições para participar do evento serão feitas na “Sala de Apoio 01” do CCH, localizado no piso térreo ao lado do hall, no período de 5 de abril a 24 de maio, das 8 às 18 horas. Também podem ser feitas pelo Site do encontro, e as inscrições para apresentação de comunicação oral e painéis serão feitas no período de 5 à 30 de abril.

O evento, que é uma iniciativa dos alunos Africanos do “Programa de Estudante Convênio de Graduação” (PEC-G), tem como objetivo aproximar os estudantes africanos residentes em várias regiões do Brasil, promovendo a troca de experiência com a sociedade brasileira de um modo geral, por meio da divulgação da cultura dos povos africanos como também por meio de um amplo debate sobre a data histórica que marca a solidez da auto-afirmação dos países africanos.

Outros pontos de grande relevância serão abordados no evento, que pretende discutir aspectos da história, cultura e arte africana; divulgar e fortalecer o programa Estudante Convênio de Graduação; refletir sobre a atual situação sócio-econômica e política do Continente e incentivar a divulgação das pesquisas acadêmicas relacionadas com a África.

A sede administrativa da primeira edição do encontro está localizada na “Sala de Apoio 01” do CCH. Mais Informações sobre inscrições, prazos e formas de pagamento podem ser obtidas pelos telefones (98) 8849-6307 ou (98) 8877-7707 ou pelo Site do encontro ou ainda pelos e-mails enieafro.ufma@gmail.com ou adrianopedromouro@hotmail.com ou zicodeolindo@hotmail.com

O evento tem como parceria o Centro de Ciências Humanas; o Projeto Atlas Linguístico do Maranhão (ALiMA), o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB), o Centro de Cultura Negra – MA (CCN), o DCE “17 de Setembro” – Gestão “Somos Quem Podemos Ser”; a Associação Nacional de História (ANPUH); Empresa Júnior de Ciências Sociais (ACTIO). A comissão informa que ainda estão abertas para mais parcerias.

Valor das inscrições

•Participação no encontro: Alunos R$ 10,00, Professores do Ensino Médio R$ 20,00 e Professores do Ensino Superior R$ 30,00

•Apresentação de Comunicação Oral / Painéis: R$ 10,00
•Participação em Oficinas: R$ 5,00
As inscrições serão feitas via depósito no Banco do Brasil, agência 4445-8 e conta poupança nº 10.789-1, em nome de Danildo M Fafina.

Inscrição para Monitores Voluntários:

A seleção de monitores voluntários do evento é feita pela Empresa Junior de Ciências Sociais (ACTIO), e o edital para monitoria com a ficha de inscrição está disponível sob download.

A empresa informa que as inscrições estão sendo feitas no período de 14 à 28 de abril, e o interessado pode obter a ficha na secretaria do Curso Ciências Sociais, localizada no bloco 5, térreo do CCH, nos horários de 14h30 às 18h00. Após o preenchimento da ficha o voluntário deverá entregar na secretaria do Curso.

Confira a programação: http://www.ufma.br/arquivos/programacao_encontro_africanos.pdf

FONTE: http://www.ufma.br/noticias/noticias.php?cod=7955