A Universidade qualifica os conselheiros que irão contribuir na formação das crianças e adolescentes
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) participou na manhã da última terça-feira, 20, da inauguração da sede própria do Conselho Tutelar do Itaqui-Bacanga. O prédio passou por reformas e ampliações, além de ganhar nova estrutura.
A UFMA desenvolve projetos que qualificam os conselheiros tutelares e direitos humanos que irão contribuir na formação das crianças e adolescentes. O projeto chamado “Civitas” foi criado para envolver instituições de ensino e pesquisa, organizações sociais e gestores públicos no debate sobre os desafios para a promoção e proteção dos direitos da criança e do adolescente no Estado.
Por meio de encontros, seminários, módulos e oficinas, o Projeto Civitas capacita os conselheiros de direitos e tutelares do estado do Maranhão para a formulação, avaliação e controle de políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes. A importância deste projeto reside na perspectiva de capacitar, de forma continuada, os agentes da sociedade civil e do poder público envolvido nos conselhos gestores, a fim de que superem os limites na construção da efetiva participação social.
Saiba mais sobre o projeto nos links abaixo:
Conselheiros tutelares e de direitos discutem as políticas da infância e adolescência
Módulo de capacitação para conselheiros de direitos e tutores
Revisão de texto: Carla Morais