28/01/2011 12:00 am

UFMA E MUNICÍPIO DE MONÇÃO NEGOCIAM PARCERIA PARA IMPLANTAÇÃO DE NOVOS CURSOS

UFMA E MUNICÍPIO DE MONÇÃO NEGOCIAM PARCERIA PARA IMPLANTAÇÃO DE NOVOS CURSOS 

Na última quarta-feria,26, a UFMA recebeu a visita da secretária de educação do município de Monção, Conceição de Maria Correa Viegas, e do professor Servilio Miranda. O objetivo foi firmar parceria com a Universidade para implantação do Programa de Formação de Professores para Educação Básica – PROEB, que visa formar professores para a Educação Básica com graduação plena, na habilitação escolhida dentre as oferecidas, com competência técnica e intelectual, consciência profissional e política, criatividade e responsabilidade. 

Na oportunidade, eles entregaram documento pelo qual é solicitada a implantação dos cursos de Filosofia, Educação Física, Educação Artística, Letras, Química, Biologia e outros. A assessora de interiorização, Cenidalva Teixeira recebeu a comitiva e encaminhará o pleito aos demais setores competentes da Universidade para análise e encaminhamento ao Reitor Natalino Salgado. 

No processo de implantação precisam ser contemplados, entre outros, os custos para a operacionalização e a orientação pedagógica e curricular para cada curso. A expectativa é de que até o início do mês de março tenham início novas turmas do Proeb no interior do Maranhão. 

Monção Maranhão – MA: dista 244 km de São Luís, estando a uma altitude de 14 metros. Sua população estimada em 2008 é de 28.386 habitantes. Possui uma área de 1415,94 km². 

Histórico 

Em terras que ficam acima de Camacaoca, num lugar chamado Areias, índios guajajaras foram-se civilizando e atraindo outros habitantes. O lugarejo se desenvolveu e, em 1757, o Governador da Capitania, Gonçalo Pereira Lobato e Souza, e outras autoridades mandaram erigir o pelourinho, símbolo da autoridade e da justiça d’el-rei, arvoraram a bandeira com armas reais e deram três vivas ao rei, acompanhados de descargas da tropa de infantaria. Estava criada a Vila, que recebeu o nome de Monção e, no mesmo dia, criou-se a Freguesia, sob a invocação de São Francisco Xavier. 

Em consequência de ocorrências pouco agradáveis, a Vila perdeu sua qualidade, foi readquirida em 9 de junho de 1859, sendo instalada em 26 de novembro do mesmo ano, não mais em Areias e sim a 29 quilômetros do antigo local, na atual Vila Velha. 
Os naturais do Município são chamados monçonenses. 
Gentílico: monçonense 

Formação Administrativa 

Distrito criado com a denominação de Monção em 16-07-1757 ou 1767. 
Elevado à categoria de vila com a denominação da Monção, pela lei provincial nº 519, de 09-06-1859, desmembrado de Viana. Sede na antiga vila de Monção. Constituído do distrito sede. 
Não temos datada de instalação. 

Pela lei municipal nº 2, de 14-09-1892, foram criados os distritos de Engenho de São Pedro de Alcântara, Caru e Boa Vista e anexados ao município. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, a vila é constituída de 4 distritos: Monção, Boa Vista, Caru e São Pedro de Alcântara (ex-Engenho de São Pedro de Alcântara). 

Pelo decreto estadual nº 267, de 19-04-1932, é extinto o município de Monção, sendo seu território anexado ao município de São Pedro, como simples distrito. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Monção figura no município de São Pedro. 

Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Monção, pelo decreto nº 919, de 30-09-1935, desmembrado de São Pedro. Sede no antigo distrito de Monção. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. 
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007. 

Conheça os objetivos de outros projetos de Interiorização: 

PAR – Fortalecer as redes municipais e estaduais de educação do Estado do Maranhão, através do apoio técnico especializado na execução das ações do Plano de Ações Articuladas – PAR no âmbito do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE e Diretrizes do Plano de Metas, promovendo resultados positivos na melhoria dos Índices de Desenvolvimento Humano – IDH, Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB e de Desenvolvimento da Infância – IDI. 

PROFEBPAR – Programa de Formação de Professores para a Educação Básica – Formar professores capazes de exercer atividades da docência, com competência técnica e intelectual, consciência profissional e política, criatividade e responsabilidade para atuar na Educação Básica da rede pública dos municípios e do Estado do Maranhão. 

REDE DIVERSIDADE – Formar professores da rede pública da Educação Básica, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil, nas temáticas da diversidade, no intuito de apoiar os educadores a superarem os desafios de reconhecimento e valorização da diversidade brasileira, no enfrentamento do preconceito e inserção dessas temáticas no cotidiano escolar. 

RONDON – É uma iniciativa voluntária que visa o fortalecimento de políticas públicas. No Maranhão, a proposta da Associação Estadual dos Rondonistas é garantir o registro civil a todos os maranhenses, e a UFMA colabora através da participação de acadêmicos e professores, coordenando e elaborando os trabalhos. 

ALFASOL – É uma organização sem fins lucrativos, criada pelo Conselho Comunidade Solidária, a partir do Programa Alfabetização Solidária, e filiada à Unesco. Tem como missão alfabetizar o educando de maneira crítica e reflexiva, abandonando o modelo tradicional de “apenas ler e escrever”, levando-o a ampliar a visão de mundo deste. 

PRONERA – É uma iniciativa que visa permitir um aumento na escolaridade da população campestre, evitando a ausência dos moradores de suas áreas pelas condições desfavoráveis do campo, oferecendo-as formas de educação. O Programa é executado por meio do Ministério de Desenvolvimento Agrário e pela UFMA. 

PROCAMPO – É o resultado de uma parceria entre a Supervisão da Educação do Campo (Secretaria de Estado da Educação), o Comitê Estadual da Educação do Campo e a Pró-Reitoria de Ensino da UFMA. O programa apoia a implementação de cursos regulares de Licenciatura em Educação do Campo nas instituições públicas de ensino superior de todo o país, voltados especificamente para a formação de educadores para a docência nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio nas escolas rurais. 

Fontes de apoio: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/maranhao/moncao.pdf 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mon%C3%A7%C3%A3o_%28Maranh%C3%A3o%29 

 

FONTE: http://www.ufma.br/noticias/noticias.php?cod=10000

UFMA E MUNICÍPIO DE MONÇÃO NEGOCIAM PARCERIA PARA IMPLANTAÇÃO DE NOVOS CURSOS

  

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br