15/07/2010 12:00 am

UFMA ASSINA ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA COM A PETROBRÁS PARA IMPLANTAÇÃO DA PREMIUM

UFMA ASSINA ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA COM A PETROBRÁS PARA IMPLANTAÇÃO DA PREMIUM

Natalino Salgado ressaltou o acompanhamento, desde o início, do projeto de implantação da Refinaria Premium de Bacabeira.

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por intermédio do reitor Natalino Salgado, assinou, na última quarta-feira (14), o protocolo de intenções com a Petrobrás (PTR4), representada pela diretoria de abastecimento, e com a Fundação Sousândrade de Apoio e Desenvolvimento da UFMA. O evento ocorreu no Rio de Janeiro.

No documento, os signatários manifestam a intenção de realizar estudos conjuntos, relativos à cooperação técnica e à promoção de atividades de ensino na área de hidrocarbonetos e biocombustíveis. O protocolo tem validade de 24 meses, podendo ser renovado por aditivo, caso haja interesse dos signatários. 

O contrato assinado e valorizado pela UFMA é voltado para a realização de serviços de terraplenagem, drenagem e obras de acesso na área da Refinaria Premium I, no Maranhão. Este acordo tem um prazo de 960 dias e visa preparar a área da refinaria para receber as unidades de processamento principais, auxiliares e de utilidades. No pico da obra, a previsão é de 3.000 a 3.500 trabalhadores no canteiro, durante a terraplenagem. 

A Refinaria Premium I será implantada no município de Bacabeira, a 60 km de São Luís, e vai processar 600 mil barris de petróleo por dia. 

Segundo contrato 

Mais um acordo foi fechado durante o evento. O segundo contrato foi assinado com a Universidade Federal do Maranhão, para a realização de estudos e elaboração de diversos projetos, entre os quais os planos diretores dos municípios vizinhos de Bacabeira. O Plano Diretor é o ponto de partida de obras de infraestrutura, que será realizado nessas comunidades maranhenses, como consequência da implantação da refinaria. O projeto beneficiará municípios na área de influência da Refinaria Premium que a estatal do petróleo construirá em Bacabeira . 

Por intermédio do convênio, a Petrobrás vai assegurar à Universidade e aos municípios de Bacabeira, São Luís, Rosário e Santa Rita os recursos financeiros e técnicos para elaboração de seus planos diretores. O volume dos recursos será definido de acordo com as necessidades de cada projeto. 

Natalino Salgado ressaltou o acompanhamento, desde o início, do projeto de implantação da Refinaria Premium de Bacabeira. “A UFMA, uma instituição de mais de 40 anos, com uma gama enorme de serviços ao Maranhão, não poderia estar fora desse processo, que vai provocar mudanças profundas na realidade desses municípios e de todo o Maranhão”, ressaltou o reitor. 

Participaram da solenidade de assinatura do protocolo o presidente da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Fernando Fialho; do diretor da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Allan Kardec Duailibe; do reitor da UFMA, Natalino Salgado; do diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto da Costa; da presidente da Fundação Sousandrade, Maria do Socorro Ramos Neiva; do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFMA, Fernando Carvalho Silva, e dos representantes do consórcio que realizará a terraplenagem. 

EDIÇÃO: Dyego Rodrigues 
Revisão de texto: Carla Morais

 

FONTE: http://www.ufma.br/noticias/noticias.php?cod=8712

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br