23/11/2010 12:00 am

UEMA: JUSTIÇA SUSPENDE CANDIDATURA DE ZÉ AUGUSTO

UEMA: JUSTIÇA SUSPENDE CANDIDATURA DE ZÉ AUGUSTO

A juíza da 1ª Vara da Fazenda Pública, Luiza Madeiro Neponucena, concedeu liminar nesta segunda-feira suspendendo a candidatura à reeleição do reitor da Uema, José Augusto Oliveira, e do seu vice, Gustavo Pereira da Costa.

A ação foi ajuizada pelos candidatos a reitor Henrique Mariano, Joaquim Teixeira Lopes, Francisco Alexandrino de Almeida Barbosa e seu vice, Hamilton de Jesus Almeida.

Os adversários de José Augusto alegam que, de acordo com o Estatuto da Uema, o reitor só pode ser candidato a uma reeleição. O atual comandante da Uema assumiu o cargo com a saída de Waldir Maranhão, em 2006, e foi reeleito em 2008. Waldir foi reeleito deputado pelo PP.

Os candidatos a reitor tentaram primeiro impugnar a candidatura de José Augusto na Comissão Eleitoral, sem sucesso. Por isso, recorreram à justiça. Alegam que a comissão tem quase todos os seus membros ligados a ao reitor.

José Augusto esteve reunido até por volta das 19h com um grupo de estudantes da universidade que protestavam em frente ao Palácio dos Leões pedindo na Uema. Entre os manifestantes estavam membros do PT, DEM, PV e PSOL. A candidata a vice-reitora na chapa de Joaquim Teixeira Lopes, Célia Costa, também estava no ato.

Os estudantes reclamam do atraso no pagamento de bolsas, salário de professores e contratados, paralisação de obras na Uema, funcionamento precário do restaurante universitário, entre outras.

José Augusto garantiu que as bolsas e salários começarão a ser regularizadas a partir de amanhã. Sobre o restaurante universitário garantiu ser o único do país onde a comida é gratuita. Disse ainda que as obras estão em andamento.

O reitor reconheceu os problemas, mas contou que tem feito o possível dentro das condições oferecidas. “Sei o que fiz e o que pude fazer. Fiz o que foi possível dentro da realidade. Não posso resolver todas as mazelas da Uema”, declarou.

 

Fonte : blog Décio Sá

FONTE: http://www.tribunadomaranhao.com.br/noticia/uema-justica-suspende-candidatura-de-ze-augusto-8170.html

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br