18/01/2011 12:00 am

TRABALHADORES RURAIS BLOQUEIAM ESTRADA EM ANAPU

TRABALHADORES RURAIS BLOQUEIAM ESTRADA EM ANAPU

BELÉM – Trabalhadores rurais bloqueiam, desde a semana passada, uma estrada que dá acesso ao assentamento do Projeto de Desenvolvimento Sustentável Esperança (PDS), em Anapu (PA). Segundo a Polícia Civil, eles tentam impedir o tráfego de madeireiros ilegais, que estariam invadindo o assentamento. A Secretaria de Segurança Pública do Pará acompanha a situação.

“O que está acontecendo é uma briga interna. O próprio assentamento está dividido em dois grupos: um favorável à extração e comercialização de madeira do assentamento e o outro que tem consciência de que esse uso da terra não é adequado. O grupo que é contra a comercialização e extração da madeira irregular, bloqueia o acesso de madeireiros que chegam para comprar a carga extraída pelos assentados”, diz o delegado Sílvio Maués, diretor da Divisão de Polícia do Interior.

Na sexta-feira (14), policiais militares e civis foram ao local para fazer uma avaliação da situação e evitar conflitos. Apreensões de madeira ilegal e prisões foram efetuadas nos últimos dias, segundo Maués. Nesta terça-feira (18), está prevista uma reunião entre os assentados e representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Segundo a Polícia Civil, os assentados devem propor a instalação de uma guarita de segurança no trecho interditado, para controlar o tráfego de veículos. A medida já foi tomada em outro assentamento de Anapu. (JK)

 

FONTE: http://portalamazonia.globo.com/pscript/noticias/noticias.php?idN=118579

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br