9/01/2012 12:00 am

Trabalhadores portuários fazem greve de 5 dias em Portugal

Trabalhadores portuários fazem greve de 5 dias em Portugal

DA REUTERS, EM LISBOA

Trabalhadores portuários iniciaram uma greve de cinco dias em Portugal nesta segunda-feira, medida que ameaça prejudicar as exportações, o único setor da economia que ainda está bem, no momento em que o governo impõe duras medidas de austeridade ao país.

A greve atingiu a maioria dos portos, incluindo o de Lisboa, e apenas serviços mínimos foram mantidos. Os trabalhadores protestaram contra o fechamento da operadora de portos em Aveiro, um porto localizado no norte do país.

A greve ocorre em um momento sensível, e poderá atingir as exportações de Portugal, que inicia o ano mais difícil do plano de austeridade determinado pelo pacote de ajuda de 78 bilhões de euros da UE (União Europeia) e do FMI (Fundo Monetário Internacional).

“Não tenho muita esperança de que haverá alguma concessão”, disse o vice-presidente da confedereação de trabalhadores portuários Fesmarpor, Vitor Dias. “Mas estamos prontos para encerrar a greve quando houver um acordo.”

Os traballhadores querem a garantia do governo de que a operadora de portos em Aveiro não irá à falência e que os funcionários não perderão seus empregos.

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1031701-trabalhadores-portuarios-fazem-greve-de-5-dias-em-portugal.shtml

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br