25/10/2010 12:00 am

TEMPORÃO TRANQUILIZA POPULAÇÃO E DIZ QUE SUPERBACTÉRIA ESTÁ RESTRITA A HOSPITAIS

TEMPORÃO TRANQUILIZA POPULAÇÃO E DIZ QUE SUPERBACTÉRIA ESTÁ RESTRITA A HOSPITAIS

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, pediu tranquilidade em relação à proliferação da superbactéria Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KCP). “A população fique tranquila porque essa é uma situação que acontece apenas em ambiente hospitalar e em pacientes debilitados”, disse ele após participar de encontro na capital paulista sobre a definição de diretrizes para minimizar o risco cardíaco em pacientes em tratamento contra o câncer.

Segundo a declaração do ministro neste sábado (24), com a adoção de medidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), “a situação vai ficar sob controle”. Entre as ações da agência, ele destacou a norma que determina a retenção da receita médica na compra de antibióticos.        

O ministro lembrou a importância de procedimentos simples de higiene, como lavar as mãos, que diminuem muito o risco de contágio pela bactéria e destacou ainda que outro ponto fundamental no combate à bactéria é o cuidado no registros dos casos, para melhorar o embasamento de pesquisas sobre o assunto.

FONTE: http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2010/10/25/temporao-tranquiliza-populacao-e-diz-que-superbacteria-esta-restrita-a-hospitais

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br