19/01/2011 12:00 am

SUÍÇA CONGELA FUNDOS DE PRESIDENTE CESSANTE DA COSTA DO MARFIM

SUÍÇA CONGELA FUNDOS DE PRESIDENTE CESSANTE DA COSTA DO MARFIM

 A Suíça decidiu bloquear “com efeitos imediatos” os eventuais fundos depositados na Confederação Helvética pelo Presidente cessante da Costa do Marfim, Laurent Gbagbo.

O anúncio foi feito pela Presidente helvética, Micheline Calmy-Rey, no final de um conselho de ministros. O bloqueio afectará igualmente os “bens de pessoas que vivam na Suíça”. O objectivo destas medidas “é evitar riscos de desvio dos fundos antes que a sua origem seja claramente determinada”:

Este anúncio surgiu pouco depois de o mediador da União Africana para a crise da Costa do Marfim, Raila Odinga, ter deixado esta manhã Abidjan, admitindo o fracasso da missão e lamentando que o Presidente cessante, Laurent Gbagbo, não honre a sua promessa de levantar o bloqueio ao hotel onde está o seu adversário, Alassane Ouattara.

“Apesar de longas conversações segunda-feira com o senhor Laurent Gbagbo e o Presidente eleito, [Alassane] Ouattara (…), lamento anunciar que não ocorreram os avanços necessários”, disse o primeiro-ministro queniano, antes de deixar a Costa do Marfim após dois dias de contactos.

O enviado lamentou que Gbagbo, sob pressão internacional para ceder a presidência ao rival, não tenha cumprido a promessa de desbloquear o acesso ao hotel de Abidjan onde Ouattara se encontra desde o início da crise nascida após a eleição presidencial de 28 de Novembro.

“O senhor Gbagbo deu-me a garantia de que o bloqueio seria levantado ontem, mas pela segunda vez em 15 dias não cumpriu a promessa”, disse Odinga, que tinha já efectuado uma primeira missão mediadora no início de Janeiro, na qual participaram três chefes de Estado africanos.

Ouattara, declarado vencedor das eleições Presidenciais pela comissão eleitoral, e como tal reconhecido pela comunidade internacional, está sitiado no Golf Hotel, situação que, segundo o chefe de operações das Nações Unidas no país, Choi Young-Jin, “não pode prolongar-se por muito tempo”.

 

FONTE: http://www.publico.pt/Mundo/suica-congela-fundos-de-presidente-cessante-da-costa-do-marfim_1476051

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br