12/01/2011 12:00 am

SSP APRESENTA PLANO DE AÇÕES E METAS DA POLÍCIA MILITAR PARA 2011

SSP APRESENTA PLANO DE AÇÕES E METAS DA POLÍCIA MILITAR PARA 2011

O secretário de Estado de Segurança Pública, Aluísio Mendes, presidiu nesta terça-feira (11), no auditório delegado Leofredo Ramos, na sede da Secretaria de Segurança Pública (SSP), reunião administrativa com oficiais e comandantes de Batalhões da Polícia Militar da Região Metropolitana de São Luis e do interior do estado. Na ocasião, o secretário acompanhado do comandante-geral da PM, coronel Franklin Pacheco, apresentou o Plano de Ações e Metas da Polícia Militar para o ano de 2011.

Todas as diretrizes e metas traçadas que serão seguidas são frutos de determinação da governadora Roseana Sarney para reforçar e melhorar a segurança da população maranhense. “Um dos focos será a valorização do profissional de segurança. Todas as promoções da PM acontecerão por méritos, seguindo, assim, a tendência dos outros estados da federação”, ressaltou o secretário.

Ainda de acordo com Aluísio Mendes, a SSP e o Comando Geral da PM irão, nos próximos meses, desenvolver um plano estratégico para que as progressões de postos dentro da corporação possam acontecer com mais celeridade. “Essa valorização motivará o policial e o resultado será refletido no trabalho que o militar fará nas ruas”, declarou.

Investimentos

Em relação aos investimentos, o secretário anunciou que todo o Sistema de Segurança receberá, durante os quatros anos de governo, vários incrementos visando à modernização da gestão. Entre as prioridades, está a compra de equipamentos e a realização de concurso público para preenchimento de vagas na PM. Aluísio Mendes anunciou ainda que serão nomeados, até o final da gestão da governadora, no mínimo cerca de quatro mil policiais para aumentar o efetivo de PM, principalmente no interior do Maranhão.

O secretário destacou que no estado, em apenas um ano e meio de governo, o número de ocorrências de assaltos a agências bancárias obteve uma considerável queda, levando o Maranhão do 6º lugar com maior número, para o segundo com menor registro de ocorrências. Essa diminuição dos índices de assalto, homicídio e apreensão de drogas foi destaque no Fórum Nacional de Secretários de Segurança, onde o estado apresentou, só em apreensão de entorpecentes, um aumento de mais de 300% de 2009 para 2010.

Capacitação

Durante o encontro foi apresentado ainda aos policiais pelo secretário Adjunto de Modernização Institucional (Sami), tenente-coronel Antonio Roberto Silva, o processo de licitação, execução e prestação de contas dos convênios firmados com o Ministério da Justiça (MJ) e a SSP para desenvolvimento de projetos preventivo-sociais. Atualmente, a SSP desenvolve mais de 20 programas nessa área, que atendem a comunidades em situações de vulnerabilidades. O gestor da Sami ressaltou a importância da execução correta desses projetos e classificou como primordial a inclusão dos PMs no desenvolvimento destes trabalhos.

Além disso, o gestor do Sistema Integrado de Gestão Operacional (SIGO), delegado Daniel Brandão, realizou uma demonstração de como a polícia pode utilizar as ferramentas tecnológicas para construir um mapeamento dos principais pontos de ocorrências criminais. Por meio do software utilizado no Sigo, os militares, com a utilização de um mapa, podem traçar metas de atuação, identificando quais são as regiões, os horários mais vulneráveis para ações de criminosos.

Todos os comandantes de batalhões retornarão para suas respectivas áreas de serviço e terão a missão de repassar aos militares de sua região, todos os planos da SSP para 2011.

Estiveram presentes também na reunião, o secretário Adjunto de Assuntos Estratégicos e Inteligência, Laércio Costa; o subchefe do Estado Maior Geral da Polícia Militar, coronel  Edmilson da Silva Saldanha; o comandante do Policiamento Metropolitano, tenente-coronel Jéferson Telles; além de comandantes de todos os batalhões e companhias independentes da PM em todo o estado.

 

FONTE: http://www.ma.gov.br/agencia/noticia.php?Id=13668

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br