27/01/2011 12:00 am

SP: ESTUDANTES CHAMAM NOVO ATO CONTRA AUMENTO DA TARIFA DE ÔNIBUS

SP: ESTUDANTES CHAMAM NOVO ATO CONTRA AUMENTO DA TARIFA DE ÔNIBUS

O Movimento Passe Livre (MPL) convoca a terceira mobilização deste mês contra o aumento da tarifa de ônibus em São Paulo. A medida impopular foi implementada na primeira semana se janeiro, elevando a passagem de ônibus na capital paulista de R$ 2,7 para R$ 3. Desde então, as mobilizações vêm crescendo. 

Contra a passagem de ônibus mais cara do Brasil, o MPL convoca a terceira mobilização deste mês, pois “não há como ficar calado frente a um aumento muito superior à inflação, que ocorre apenas um ano depois do último e em benefício exclusivo dos empresários do setor”, conforme analisam em convocatória da mobilização.

No primeiro ato deste mês, no dia 13, a polícia reprimiu os mais de mil manifestantes que caminhavam pacificamente. A segunda manifestação, ocorrida na última quinta-feira (20), levou quase 4 mil pessoas à avenida Paulista, chegando a trancar por 15 minutos o cruzamento com a Brigadeiro. Dessa vez não houve conflitos com a polícia. 

Aniversário tumultuado 

Nesta terça-feira (25), durante as atividades de comemoração do aniversário de São Paulo, um grupo de manifestantes resolveu se manifestar durante um discurso do prefeito Gilberto Kassab, mas o protesto foi reprimido por seguranças e guardas municipais presentes ao evento.

A prefeitura tenta justificar o reajuste de 11% do valor da passagem, afirmando que, com o aumento das tarifas de ônibus, será feita a renovação de 65% da frota de ônibus pela cidade, aumento de veículos acessíveis e extensão da validade do Bilhete Único de duas para três horas. A SPTrans disse também que, graças ao reajuste, será possível a criação do Bilhete Amigão, que permite ao usuário do Bilhete Único fazer quatro viagens de ônibus em até oito horas, aos domingos e feriados.

Os manifestantes não aceitam a justificativa e mantém a realização de um novo ato nesta quinta-feira (27).

Serviço:

Ato contra o aumento da passagem de ônibus em São Paulo
Dia: Quinta-feira 27/01
Horário: 17h
Local: Teatro Municipal (metrô Anhangabaú)

Da redação, Luana Bonone

 

FONTE: http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=146216&id_secao=8

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br