4/06/2012 12:00 am

S&P diz que "há uma chance em três" de Grécia sair do euro

S&P diz que “há uma chance em três” de Grécia sair do euro

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A agência de classificação financeira Standard and Poor’s declarou nesta segunda-feira que a Grécia possui “ao menos uma chance em três” de deixar a zona do euro nos próximos meses, de acordo com um relatório publicado nesta segunda-feira.

No documento, a agência adverte ainda que essa saída poderia prejudicar seriamente o país. “Contudo, não consideramos por hora que a saída da Grécia tenha automaticamente consequências negativas permanentes para as perspectivas de outros países periféricos da zona do euro”, disse a agência.

Mais cedo, o representante da Comissão Europeia (CE), Olli Rehn, afirmou que o bloco considera “seriamente” o uso do fundo de resgate europeu permanente para recapitalizar diretamente aos bancos ameaçados, sem ter que passar pelos Estados, em um momento no qual crescem os temores de que a Espanha precisará de um resgate, seguindo os passos de Portugal, Irlanda e Grécia.

“O objetivo é romper o laço entre a soberania dos Estados e os bancos”, explicou. “Contudo, a possibilidade de utilização do MEE (Mecanismo Europeu de Estabilidade) diretamente pelos bancos não está contemplada nos tratados”, recordou Rehn em Bruxelas em uma coletiva de imprensa junto ao ministro de Finanças e Economia francês, Pierre Moscovici.

As declarações de Rehn são uma boa notícia para a Espanha, quarta economia da união monetária, principalmente no início de uma semana considerada “crucial” para o futuro deste país, na qual o governo conservador de Mariano Rajoy deverá fazer todo o possível para evitar o estigma de ser um país resgatado, e o que é pior, sob um programa de supervisão internacional.

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1100077-sp-diz-que-ha-uma-chance-em-tres-de-grecia-sair-do-euro.shtml

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br