16/06/2011 12:00 am

SOCIEDADE DISCUTE PLANO NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E BRASIL SEM MISÉRIA

oi realizada nesta quarta-feira (15), em Brasília, a XXIII Reunião Plenária do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). Entre os temas discutidos estão o Plano Brasil Sem Miséria, o Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e o Programa de Segurança Alimentar e Nutricional do Plano Plurianual (PPA).

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello, fez breve apresentação do Brasil Sem Miséria. “O plano parte do acúmulo da construção do crescimento econômico com distribuição de renda.” A ministra disse que o esforço terá que ser muito maior daqui para frente. “O Estado terá que atuar, aumentando capacidades, gerando oportunidades”.

O secretário executivo da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), Onaur Ruano, apresentou o Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que deverá estar concluído em 25 de agosto. “O plano tem como diretriz a promoção do acesso universal à alimentação adequada e saudável”, definiu.

Ruano explicou que o plano tem como base as prioridades estabelecidas pelo Consea e que dialoga com o PPA e o Brasil Sem Miséria. “A meta é, até 2015, consolidar o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) em todos os estados e em pelo menos 80% dos municípios”, explicou.


Novidades do Brasil Sem Miséria

Tereza Campello citou novidades do plano, como a busca ativa, a inclusão de até cinco crianças por família no Bolsa Família, a oferta de vagas para capacitação e qualificação profissional, além de um conjunto de ações articuladas para agricultura familiar. A ministra também falou da agenda envolvendo públicos específicos, como moradores de rua, e do fortalecimento dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas).

A secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Maya Takagi, apresentou a proposta do Programa de Segurança Alimentar e Nutricional do Plano Plurianual 2012-2015. “O PPA vai dar a base operacional do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional”, explicou. Até sexta-feira (17), deverá ser concluído um documento do Consea com sugestões e propostas sobre o PPA.

 

Fonte:
Consea

 

FONTE: http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2011/06/15/governo-discute-seguranca-alimentar-e-nutricional-com-sociedade-civil

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br