3/11/2011 12:00 am

Socialistas gregos apelam à formação de um governo de coligação

Socialistas gregos apelam à formação de um governo de coligação

Actualizado em 3 de Novembro 2011, às 08:48

Télémaque Hytiris, deputado socialista, próximo do primeiro-ministro apelou hoje à formação de um governo de unidade nacional com os partidos da oposição.

“É preciso que Papandreu se encontro com o presidente da República Carolos Papoulias para a convocação de um governo de coligação capaz de ultrapassar o impasse político”, disse hoje, em Atenas, Télémaque Hytiris, deputado socialista.

De acordo com a Constituição grega, a demissão do primeiro-ministro não obriga necessariamente a realização de eleições legislativas antecipadas e permite ao Presidente da República conseguir “uma maioria governamental” num prazo máximo de nove dias.

Neste caso, se não for possível uma maioria no seio do Partido Socialista (PASOK), o chefe de Estado pode tentar formar um governo de coligação com representantes da oposição parlamentar.

O socialista Télémaque Hytiris falava à entrada da reunião de emergência do Conselho de Ministros grego, que decorre neste momento em Atenas, e que antecede a reunião de crise do PASOK.

Hoje, duas deputadas socialistas anunciaram que não vão votar a moção de confiança ao governo de Papandreu que pode perder a maioria no Parlamento noticiou hoje a televisão pública NET.

De acordo com a notícia da estação de televisão, o governo pode ainda, teoricamente, fazer passar a moção de confiança em função do número de deputados que vão participar na votação no Parlamento de Atenas, sexta-feira, apesar de ser improvável que consiga votos suficientes.

As duas deputadas estão contra o referendo sobre o plano de ajuda ao Euro proposto pelo primeiro-ministro que conta igualmente com a oposição de cinco ministros.

http://www.dnoticias.pt/actualidade/mundo/290756-socialistas-gregos-apelam-a-formacao-de-um-governo-de-coligacao

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br