14/12/2010 12:00 am

SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO COMPLETA 10 ANOS

SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO COMPLETA 10 ANOS

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o presidente do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), Rômulo Mello, vão participar na terça-feira (14) da cerimônia de comemoração dos dez anos do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc), em Brasília (DF). 

Durante o evento, haverá reconhecimento de mosaicos de áreas protegidas, a constituição de conselhos de unidades de conservação e a assinatura dos Planos de Ação Nacional para Conservação de Espécies Ameaçadas, além do lançamento do livro “Mosaicos de Áreas Protegidas – Reflexões e Propostas da Cooperação Franco-Brasileira”. 

Após mais de uma década de discussão, o sistema foi instituído em 18 de julho de 2000, pela Lei nº 9.985, com o objetivo de estabelecer os critérios e as normas para a criação, implantação e gestão das unidades de conservação no Brasil. Por meio deste mecanismo foi possível ampliar a rede de áreas protegidas no País e garantir a proteção de uma parcela importante do território nacional com singular diversidade biológica, além de contribuir para o uso sustentável dos recursos presentes nestas áreas. 

O Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza é considerado um dos modelos mais sofisticados do mundo no que se refere à conservação dos recursos naturais, e apresenta mecanismos que regulamentam a participação da sociedade, potencializando a relação entre o Estado, os cidadãos e o meio ambiente. 

 

Fonte: 
Ministério do Meio Ambiente

 

FONTE: http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2010/12/13/sistema-nacional-de-unidades-de-conservacao-completa-10-anos

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br