29/11/2010 12:00 am

SINPROESEMMA PEDE APOIO DA PRESIDÊNCIA DA AL PARA EMENDA QUE FAVORECE A EDUCAÇÃO

SINPROESEMMA PEDE APOIO DA PRESIDÊNCIA DA AL PARA EMENDA QUE FAVORECE A EDUCAÇÃO

Diretores do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) reuniram nesta quinta-feira (25) com o presidente da Assembléia Legislativa do Estado, Marcelo Tavares, e solicitam apoio na elaboração e aprovação de emenda ao Orçamento Geral do Estado, que favoreça a educação. O sindicato quer garantir que seja implantado, em 2011, o Plano de Cargo, Carreira e Remuneração  (PCCR) dos profissionais de educação do Estado do Maranhão.

Além do deputado Marcelo Tavares e do presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro, participaram da reunião os diretores do sindicato, Júlio Guterres (comunicação), Carlos Mafra (servidores técnicos e de apoio) e Hildinete Pinheiro (finanças).

A proposta da emenda justifica-se diante da constatação do sindicato de que não há previsão de recursos no Orçamento Geral do Estado – já encaminhado à AL para votação –  que garantam a implantação do PCCR. A análise da previsão orçamentária do Estado foi feita no início desta semana pelos diretores, em reunião com os técnicos da Assembléia. Pelos cálculos do Sinproesemma, seriam necessários cerca de R$ 400 milhões a mais no orçamento para custear a implantação do plano.

A proposta de composição salarial do sindicato chega a 44%, incluindo nesse percentual a tabela salarial e as gratificações já negociadas com o governo do Estado, como as gratificações por difícil acesso aos locais de trabalho, por titulação e por atividade de magistério.  

Segundo o presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro, é importante que a categoria acompanhe neste momento as discussões em torno do orçamento do Estado e a votação, porque é uma questão que afeta diretamente os interesses dos profissionais:  “a força-tarefa do momento é construir a emenda que garanta a constituição da carreira do profissional de educação e a categoria deve utilizar todos os meios possíveis para acompanhar e cobrar a aprovação da emenda”.

Apoio

 Marcelo Tavares ouviu e compreendeu as reivindicações dos diretores e se comprometeu em dar apoio à causa da categoria. Ele informou que realizará um estudo com sua equipe técnica e definirá de que forma a emenda será elaborada, para que seja possível viabilizar os recursos necessários à complementação do orçamento.

O Sinproesemma discutiu, inicialmente, a proposta da emenda orçamentária com o deputado estadual Rubens Pereira Júnior (PC do B), que já manifestou apoio à luta dos trabalhadores da educação. O sindicato vai solicitar também o apoio de todos os parlamentares estaduais. A meta é fortalecer a campanha a favor da emenda, que promove a valorização do educador e, consequentemente, a melhoria da qualidade da educação pública no Estado.

 

FONTE: http://www.sinproesemma.com.br/?p=1404

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br