4/11/2010 12:00 am

SINOP: IMPLANTAÇÃO DE HIDRELÉTRICA SERÁ DISCUTIDA EM SEMINÁRIO

SINOP: IMPLANTAÇÃO DE HIDRELÉTRICA SERÁ DISCUTIDA EM SEMINÁRIO 

 

A instalação da hidrelétrica voltará a ser discutida em Sinop, nos próximos dias 10 a 12 de novembro, durante o seminário “Amazônia em debate: compromissos das universidades públicas e movimentos sociais”, que será promovido pela Secretaria Regional Pantanal do Andes, no salão paroquial da igreja São Cristóvão.  A programação prevê, às 20h, palestra “capital, energia, meio ambiente e movimentos sociais”, ministrada pelos professores da UFMT, Dorival Gonçalves Junior e Michele Sato.

 

No dia 11, às 8h, tem a contextualização dos processos de colonização e ecologia, trabalhado pelos professores Ely Bergo de Carvalho e Vitale Joanoni Neto, de UFMT e, Edison Antonio de Souza e, Fiorelo Picoli, da Unemat.

 

Às 14h, será desenvolvida a mesa “Projetos de infraestrutura: hidrelétricas e hidrovias – Teles Pires e Tapajós”, com os professores Dorival Gonçalves Junior e Sérgio Luiz Magalhães, da UFMT.  Às 16h30, rodada de conversa e, às 20h, momento cultural.

 

No dia 12, haverá a mesa reunindo movimentos sociais como MST, Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), associação de pescadores e outros, plenária para encaminhamentos e passeata, prevista para 16h.

 

Conforme Só Notícias informou, a apresentação do relatório de impacto ambiental (Rima) da usina hidrelétrica está prevista para ser apresentada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente nos dias 16, 17, 18, 19 e 20 de novembro, em Ipiranga do Norte, Sorriso, Sinop, Cláudia e Itaúba, respectivamente.

 

Nesta semana, várias entidades e associações protocolaram, no Ministério Público estadual, pedido para adiamento das audiências.  O objetivo é aumentar o prazo para a realização dos estudos de impacto da usina.

 

FONTE:http://www.amazonia.org.br/noticias/noticia.cfm?id=370354

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br