4/01/2011 12:00 am

SETUR COMEMORA AVANÇO NO TURISMO NA CAPITAL MARANHENSE EM 2010

SETUR COMEMORA AVANÇO NO TURISMO NA CAPITAL MARANHENSE EM 2010 

Os destaques do ano foram a divulgação do São João e outros atrativos de São Luís em várias capitais brasileiras

Após mais um ano de desenvolvimento de projetos turísticos, a Secretaria Municipal de Turismo (Setur) comemora os números positivos de 2010 e já se prepara para 2011. Várias atividades do órgão tiveram avanço em relação ao ano anterior, o que será levado em consideração na criação e acerto das estratégias do próximo ano.
 
Segundo o secretário municipal de Turismo, Liviomar Macatrão, os destaques do ano foram a divulgação do São João e outros atrativos de São Luís em várias capitais brasileiras e a captação de novos voos para a cidade – no início da gestão, em 2009, eram apenas três e agora são sete.
 
“Fizemos divulgação em sete capitais, mostrando nossos atrativos, dando treinamento para profissionais destas cidades, interagindo com profissionais do meio, e destacamos São Luís em feiras e eventos. Além disso, em parceria com o trade ludovicense, atuamos no aumento de nossa malha aérea. Antes, tínhamos apenas três voos diretos, agora estamos ligados a Belém, Brasília, Fortaleza, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Teresina, diretamente”, ressaltou Macatrão.
 
Aniversário – Visando à chegada de 2012, a Prefeitura criou o Conselho Gestor das ações programadas para a comemoração dos 400 anos de fundação da capital maranhense.
 
“O ano de 2011 será especial para nós que trabalhamos com o turismo, pois estaremos visando melhorias ainda maiores para o ano seguinte, até porque seremos a ‘Capital Americana da Cultura’ em 2012. Isso tudo por conta do 4º centenário da cidade”, revelou o titular da Setur sobre a certificação outorgada pelo Bureau Internacional de Capitais Culturais (www.ibocc.org), a mesma que deu o título de Capital Brasileira da Cultura em 2009 a São Luís.
 
Preparação – Com a chegada de 2011, a Setur reforçará os roteiros e circuitos turísticos, visando aumentar a chegada e a estada de turistas na capital. Dentre eles, destacam-se o Roteiro Capital Brasileira do Reggae, Festival Verão de Todos, Serenata Histórica, São Luís é um Palco, entre outros projetos.
 
“Criamos alguns projetos com o intuito de atrair mais turistas e fazê-los permanecer na cidade por mais tempo”, disse, comentando que a gastronomia ludovicense terá cada vez mais espaço entre as atividades do órgão. “Este ano, realizamos o Festival Sabores do Caranguejo e o Circuito Comedoria de Mercado, que exaltaram nossa culinária e nossas feiras”.
 
Dentro os planos da Setur, ainda há projetos para serem realizados, como o “Turismo Náutico: Navegando na História”, que aguarda apenas a construção do píer; o roteiro turístico Juçarais do Maracanã; e o Museu da Gastronomia.
 
Centro Histórico – A Secretaria Municipal de Turismo também está imbuída da melhoria do Centro Histórico de São Luís, com diversas atividades programadas para o local, como a criação da Comissão da Aliança pelo Centro Histórico e da Comissão de Limpeza pelo Centro Histórico, para gestão compartilhada (poder público, iniciativa privada e sociedade civil), monitoramento, limpeza, entre outras funções.
 
Também está programado para 2011 o término da Sinalização Turística, quando serão instaladas 20 placas interpretativas de região, 20 placas internas de monumentos, dez placas direcionais, distribuição de 80 mil mapas de bolso, 20 terminais de auto-atendimentos instalados em hotéis e shoppings da capital, além da disponibilização de rotas de pedestres.
 
Estão ocorrendo, gradativamente, reparos emergenciais nas ruas do Centro Histórico. Muitos dos locais que receberam as melhorias estão inseridos no Diagnóstico do Centro Histórico, preparado pela Setur e enviado à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), com o objetivo de fazer um trabalho integrado entre os órgãos, onde mais de 50 ruas receberão algum tipo de melhoria.
 
Atendimento – Desde 2009, a Setur tem trabalhado para melhorar as condições de atendimento em bares, restaurantes, hotéis, clubes, taxistas, entre outros profissionais do setor. Criado em 2009, O Plano de Qualificação Profissional para o Turismo (Qualitur) propõe estratégias de qualificação e capacitação de turismo em São Luís, integrando curso, oficinas e palestras da cadeia produtiva do setor. Até o momento, já foram capacitadas mais de mil pessoas em qualidade no atendimento, inglês básico, enfrentamento ao turismo sexual, informações turísticas e gestão de pessoas.
 
“Não podemos deixar de louvar o comprometimento e o apoio do trade local, que sempre esteve conosco nestes dois anos de gestão. É importante ter esta ajuda para desenvolver nossas atividades e incrementar o turismo local para benefício de todos estes profissionais”, frisou Liviomar Macatrão.
 
O projeto Informante Anfitrião é outra importante atividade da secretaria, que trabalha em parceria com a Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas). Cerca de 30 pessoas, entre indivíduos com deficiência, jovens e idosos, atuam em 14 pontos turísticos da cidade, prestando serviços de informações turísticas. Segundo dados da Setur, em 2010 foram atendidos 19 mil visitantes, provenientes, em sua maioria, de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Minas Gerais e Pará, além dos cerca de 1500 turistas internacionais.

“Nossos projetos têm se diferenciado de outros anteriores: focamos no turismo, mas sem esquecer as necessidades da população. Temos ações que somam nos setores cultural, educacional, econômico, estrutural, profissional e social”, finalizou Macatrão. 

 

FONTE: http://www.oimparcialonline.com.br/noticias.php?id=68897

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br