26/10/2010 12:00 am

SES REALIZA 1ª REUNIÃO SOBRE SUPER BACTÉRIA

SES REALIZA 1ª REUNIÃO SOBRE SUPER BACTÉRIA

Com o objetivo de prevenir riscos à saúde, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) por meio da Superintendência de Vigilância Sanitária (SUVISA) realizou nesta segunda-feira (25), a 1ª reunião referente à infecção por super bacteria Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase. Na reunião os técnicos da SUVISA discutiram quais as primeiras medidas preventivas de controle.

Como primeira ação, a Vigilância Sanitária dará início nesta terça-feira (26), a visitas de sensibilização em 14 Unidades de Saúde de São Luís que possuem UTI’s, com distribuição de material educativo. Nas próximas etapas serão convocados representantes das unidades hospitalares, representante dos laboratórios de microbiologia e entidades de classe para realização de seminários.

Nessa primeira etapa de sensibilização serão observadas as medidas preventivas de controle, como uso de correto de medicamentos, higienização das mãos, controle de antimicrobianos etc. Essa ação acontece junto as Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) dos Estabelecimentos Assistenciais de Saúde que possuem UTI’s.

Os infectologistas comentam que a principal preocupação é a limpeza dos locais, trata-se de outra questão importante para evitar que a bactéria KPC se espalhe nas unidades de tratamento intensivo ou nos locais de atendimento do pronto-socorro. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) as infecções causam 25% das mortes em todo mundo, 45% acontece nos países menos desenvolvidos.

Para o superintendente de Vigilância Sanitária Estadual, Arnaldo Garcia, a resistência microbiana aos antibióticos é um problema mundial. “O uso de microbianos para essas situações tem magnitude calculada, porque mais de 50% das prescrições são inapropriadas, cerca de 2/3 dos antibióticos são usados sem prescrição médica, 50% comprados para uso dia”, comentou o superintendente.

Fonte: Imirante.com

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br