16/06/2011 12:00 am

SES PROMOVE SEMINÁRIO SOBRE REGIONALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE

A regionalização da saúde no Maranhão é o tema central do seminário que reúne nesta quinta-feira (16), no Hotel Luzeiros, prefeitos e secretários municipais de saúde dos 217 municípios maranhenses, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O objetivo é estabelecer a descentralização da média complexidade no estado, de forma a garantir assistência integral à população.

A proposta da SES prevê a implantação de regiões assistenciais de saúde com maior resolutividade, eficácia e eficiência. “A nossa proposta é implantar a regionalização sob a ótica do Pacto pela Saúde, fazendo com que o estado tenha um perfil mínimo de atendimento em cada região e a população não precise ficar percorrendo longas distâncias em busca de atendimento médico e hospitalar”, destacou o secretário estadual de Saúde, Ricardo Murad.

A idéia é desenvolver estratégias e instrumentos de gestão visando apoiar os municípios para garantir resolutividade e facilitar o acesso da população aos serviços de saúde, nos níveis de atenção primária, secundária e terciária.

A regionalização que será proposta pela SES compreende o reconhecimento das regiões de saúde, espaço território-assistencial, onde os municípios entre si e com o apoio da Saúde farão a gestão da atenção primária e secundária e terão a garantia da oferta da atenção terciária. “Daí a importância da maior regulação do Estado nesse processo de descentralização, de forma ascendente, participativa, exercitando essa prática solidária sob a coordenação do gestor estadual”, completa o secretário.  

Para definir cada região de saúde foram analisados a capacidade instalada dos serviços de saúde, o perfil assistencial e a necessidade de investimentos de cada região para atender à demanda da população.

A regionalização é um dos princípios da Constituição Federal em relação à área de saúde, quando definiu o modelo assistencial com redes regionalizadas e hierarquizadas. A proposta aprovada no Maranhão será apresentada pela SES no final deste mês em Brasília, durante Seminário Nacional sobre Regionalização.SES promove seminário sobre regionalização dos serviços de saúde

FONTE: http://www.ma.gov.br/agencia/noticia.php?Id=16995

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br