1/12/2011 12:00 am

Senado quer explicação da ANP sobre vazamento de óleo da Chevron

Senado quer explicação da ANP sobre vazamento de óleo da Chevron

MÁRCIO FALCÃO

DE BRASÍLIA

A Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado aprovou nesta quinta-feira convite para o presidente da ANP (Agência Nacional de Petróleo), Haroldo Lima, dar explicações sobre o vazamento de óleo ocorrido em plataforma utilizada pela companhia Chevron na bacia de Campos, no Rio de Janeiro.

Para o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), autor do requerimento, a agência precisa apontar se é capaz de responder às demandas do setor, que serão cada vez mais complexas diante da exploração de petróleo na camada pré-sal.

“Chegou o momento da ANP ser repensada, porque as tarefas da agência são muito amplas e depoimentos dos últimos dias dão conta de que há, por parte da ANP, o reconhecimento de que ela não dispõe de infraestrutura adequada para cumprir com suas responsabilidades “, disse Ferraço.

Correligionário do presidente da ANP, o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) disse que ele já demonstrou interesse a conversar com os senadores. A audiência ainda não foi marcada.

Segundo a Polícia Federal, o vazamento na plataforma no campo de Frade, em 8 de novembro, foi causado por “falha humana”.

A PF agora quer saber se no dia em que houve o vazamento havia condições meteorológicas para a aplicação do plano de emergência.

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1014932-senado-quer-explicacao-da-anp-sobre-vazamento-de-oleo-da-chevron.shtml

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br