8/04/2011 12:00 am

SEMUS INICIA SEMANA NACIONAL DE PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio da Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Sanitária, abriu realiza a Semana Nacional de Programa de Qualidade de Vida. As ações fazem referência à Política Nacional de Promoção da Saúde, desenvolvida pelo Ministério da Saúde. Em São Luís, as atividades serão acontecem através do Programa São Luís em Movimento em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa).

 

A abertura da solenidade contou com a presença da secretária-adjunta da Semus, Ieda Vanderlei, da coordenadora da Vigilância Epidemiológica do Município, Elza Lima, do coordenador do Polo de Alimentação Saudável Associada à Prática de Atividade Física, Harrison Marcelo Pinheiro Rodrigues, e da coordenadora do Eixo Educativo da Semus, Marta Reis.  

 

Iêda Vanderlei ressaltou a importância da parceria entre a Semus e a Semsa. “Precisamos ampliar a parceria das duas secretarias para oferecer qualidade de vida à população, contribuindo com ações de combate ao sedentarismo e controle das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DANTs), estimulando a prática de atividade física e alimentação saudável de maneira sistemática”, disse.

 

Em São Luis, serão trabalhados três eixos da Política Nacional de Promoção da Saúde: alimentação saudável, prática corporal/atividade física e prevenção da violência. E além dos três eixos, o programa tem o objetivo de estimular a cultura da paz. O Programa São Luis em Movimento integra uma estratégia de controle e prevenção das DANTs na esfera municipal.

 

AtividadesDe acordo com o coordenador Harrison Marcelo Pinheiro Rodrigues, durante esta semana as atividades serão voltadas à reeducação alimentar, exercícios físicos e, em paralelo, serão realizados treinamentos e palestras com foco nas DANTs. 

 

A coordenadora Elza Lima informou que o Programa São Luís em Movimento implantou, em dois anos, quatro polos de atividade física e alimentação saudável na capital: Parque do Bom Menino (2008), Coroadinho (2009), Vinhais (2009) e Bequimão (2010). Nestes, profissionais de Educação Física, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros e técnicos em enfermagem desenvolvem atividades como avaliação física funcional, avaliação nutricional, acompanhamento psicológico, monitorização da pressão arterial, aulas de alongamento, caminhada orientada, ginástica localizada, prevenção e controle das violências e estímulo à cultura de paz.

 

“O programa se supera a cada semestre. Em 2009, foram realizados 18.806 atendimentos. Esta marca deverá ser superada com o empenho de toda a equipe do programa, pois somente no primeiro semestre de 2010 registramos 13.934 atendimentos”, contabilizou Elza Lima.

 

FONTE: http://www.saoluis.ma.gov.br/frmNoticiaDetalhe.aspx?id_noticia=3167

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br