20/12/2010 12:00 am

SEMMAM AVALIA ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM 2010 E PLANEJA AÇÕES PARA 2011

SEMMAM AVALIA ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM 2010 E PLANEJA AÇÕES PARA 2011

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) realizou, nesta semana, a avaliação anual das ações desenvolvidas pelo órgão no período de 2010. Para o titular da pasta, Afonso Lopes, esse é um momento crucial, pois o resultado da avaliação dará embasamento para o planejamento das ações para 2011.

“Assumimos um compromisso de, a cada quatro meses, apresentarmos relatórios das atividades realizadas. Com isso, podemos monitorar as ações desenvolvidas e avaliar, em cima dos resultados, o que precisamos fazer para melhorar as atividades da Secretaria para o ano que se aproxima”, disse Afonso Lopes.

Entre as principais atividades desempenhadas pela Semmam, ganhou destaque o trabalho realizado pela Coordenação de Educação Ambiental (CEA) que beneficiou quase dez mil pessoas, entre alunos de escolas públicas municipais e sociedade civil em geral com informações ambientais.

“Nesse período, desenvolvemos trabalhos que iam desde atividades previstas no calendário ecológico oficial até solicitações de palestras em escolas e comunidades, além de parcerias com outras secretarias em eventos públicos”, comentou a superintendente de Planejamento Estratégico da Semmam, Bimaura Pereira.

Licenças e autorizações 
Outro ponto positivo levantado na avaliação foi o quantitativo de licenças e autorizações diversas concedidas pela Secretaria. Em levantamento realizado de janeiro a novembro, a Semmam expediu um total de 214 licenças ambientais e 72 autorizações diversas.

Outro dado relevante ficou por conta do setor de fiscalização que, no mesmo período de 2010, janeiro a novembro, notificou 123 empresas ou empreendimentos, aplicou 68 multas ambientais, 24 embargos e 24 advertências, além de três suspensões de atividades.

A Coordenação de Recursos Ambientais também mereceu destaque em 2010. Com o projeto “Reciclagem Cidadã”, que visa destinar os resíduos recicláveis produzidos por empresas, instituições e comunidades organizadas para a indústria da reciclagem local, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), a Semmam conseguiu a adesão de 38 novas empresas ao projeto, realizou 35 palestras e doou cerca de cinco toneladas de material reciclável para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis – Ascamar.

Mais um destaque da Semmam, em 2010, foi a realização da II Conferência Municipal de Meio Ambiente. No evento, foram discutidas políticas públicas de geração de ações efetivas na melhoria da qualidade ambiental do município. Ainda no evento, foram eleitos os novos representantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comuma) que atuarão no biênio 2010/2012.

2011 
Já pensando em 2011 e tendo como base as ações desenvolvidas em 2010, a Semmam planeja seu futuro. Para o secretário Afonso Lopes, a expectativa é de grandes melhorias. “Temos a certeza que, com o planejamento que faremos, vamos conseguir ampliar, consideravelmente, nossas ações e melhorar a qualidade de nossos serviços”, concluiu.

 

FONTE: http://www.jornalpequeno.com.br/2010/12/17/semmam-avalia-atividades-desenvolvidas-em-2010-e-planeja-acoes-para-2011-140858.htm

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br