7/07/2010 12:00 am

SEMINÁRIO INTERNACIONAL DISCUTE POLÍTICAS DE COMBATE ÀS DROGAS

SEMINÁRIO INTERNACIONAL DISCUTE POLÍTICAS DE COMBATE ÀS DROGAS
Parlamentares visitaram países como Portugal, Holanda e Itália, para conhecerem políticas públicas contra o narcotráfico

A Comissão de Seguridade Social e Família realiza, hoje e amanhã, em Brasília, o seminário internacional para discutir políticas de combate ao narcotráfico, e de tratamento e reinserção social do toxicodependentes. O debate foi proposto pelos deputados Germano Bonow (DEM-RS) e Vieira da Cunha (PDT-RS).

O seminário ocorre depois de uma série de visitas de parlamentares da comissão a países europeus para conhecer políticas públicas de combate as drogas. Com este intuito, o grupo criou uma unidade externa que esteve, em maio, em Portugal, Holanda e Itália.

Na terça-feira (6), às 9h30, será debatido o ” plano de enfrentamento ao crack” com a secretária-adjunta da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), Paulina Duarte, o secretário-executivo do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania do Ministério da Justiça (Pronasci), Ronaldo Teixeira, e o coordenador do Programa de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Pedro Gabriel Godinho Delgado.

Vieira da Cunha ressalta o papel do Congresso na elaboração de políticas públicas, que tornem eficiente a atuação do Estado no combate ao narcotráfico e na prevenção e tratamento de usuários. “O modelo brasileiro de combate às drogas foi, por décadas, centrado na repressão. É dever do Estado instituir programas destinados ao tratamento de usuários, dependentes e familiares, contemplando a recuperação e a reinserção social”, afirma.

Para o parlamentar, é urgente a necessidade de uma política de enfrentamento ao consumo de drogas com alto potencial de dependência, especialmente o crack. “É uma droga nova e agressiva, de baixo custo e muito acessível” , destaca.

O relatório final será enviado ao presidente da Câmara, Michel Temer, e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Estão participando do encontro, representantes dos ministérios da Saúde, da Segurança Institucional e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência, da Associação Psiquiátrica Americana, de instituições de atendimento a dependentes químicos da Itália, de Portugal e da Holanda.

FONTE: http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/8852/saude-publica/seminario-internacional-discute-politicas-de-combate-as-drogas

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br