29/03/2011 12:00 am

SEMINÁRIO EM CURITIBA ABORDA REGULAMENTAÇÃO ESPECIFICA SOBRE DOENÇAS DO TRABALHO NO SETOR FRIGORÍFIC

Escrito por: Rui Amaro Gil Marques

A Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Paraná (FTIA) em conjunto com a Confederação Nacional dos Trabalhadores das Indústrias de Alimentação (CONTAC), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE ) e a Fundacentro promovem na próxima terça-feira, 29 de março, a partir da 8h30, o Seminário Norma Regulamentadora e as Doenças no Setor Frigorífico.

O evento acontece no Auditório da Procuradoria Regional do Trabalho da 9ª Região, localizado na Rua Vicente Machado, 84 – centro de Curitiba.  Participam do evento representando o Ministério Público do Trabalho o Procurador Dr. Sandro Sarda (de Santa Catarina)  e Paulo Roberto Cervo, do Ministério do Trabalho e Emprego, Thais Helena de Carvalho Barreira, da Fundacentro e Dr. Ruddy César Facci, especialista em Medicina do Trabalho.

Participarão do evento entidades sindicais do setor de Alimentos, Frigoríficos, Abatedouros e Avícolas do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul além de representantes do Conselho Estadual de Saúde do Paraná, Secretaria Estadual de Saúde do Paraná, Conselho Estadual do Trabalho do Paraná e da Secretaria Estadual do Trabalho do Paraná.

Na pauta das discussões a elaboração de uma Norma Regulamentadora especifica para as indústrias frigoríficas e avícolas brasileiras para tentar coibir o aumento das doenças do trabalho como as DORT/LER, estresse e depressão que já alcançam números alarmantes nesse setor.  O evento é aberto ao público.

O presidente da Federação (FTIA), Ernane Garcia (foto) destaca a importância do evento para o movimento sindical e para a sociedade enfatizando que no setor frigorifico o número de trabalhadores doentes que estão afastados pelo INSS cresce assustadoramente e que é preciso que seja feito algo urgente para coibir o crescimento desse problema. “A sociedade tem que tomar consciência que a saúde dos trabalhadores tem mair valor que qualquer outra coisa. Não podemos continuar de braços cruzados e esse seminário tem como objetivo discutir essa situação e mobilizar a sociedade para que possamos encontrar uma solução que seja benéfica para todos os envolvidos na questão”, finalizou Garcia.

Para maiores informações entrar em contato com a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Paraná (FTIA) pelo fone (41) 3223-9760. O endereço é Alameda Cabral, 737 – Curitiba (PR), email: contato@ftiapr.org.br

 

FONTE: http://www.cut.org.br/destaque-central/44465/seminario-em-curitiba-aborda-regulamentacao-especifica-sobre-doencas-do-trabalho-no-setor-frigorifico-e-avicola

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br