23/11/2010 12:00 am

SEMINÁRIO DISCUTIRÁ AÇÕES DE COMBATE AO BULLYING NO MARANHÃO

SEMINÁRIO DISCUTIRÁ AÇÕES DE COMBATE AO BULLYING NO MARANHÃO

O Grupo de Trabalho (GT) de Combate ao Bullying no Estado do Maranhão realiza, nesta quinta-feira (25), o 1º Seminário Estadual Bullying no Ambiente Escolar.  A idéia é discutir os transtornos que afetam a vida escolar de crianças, adolescentes e jovens, vítimas do bullying, e definir estratégias de enfrentamento do problema.

Bullying é a forma de violência mais incidente entre crianças e adolescentes e ocorre, principalmente no ambiente escolar, quando estudantes submetem outros  a situações de intimidação, por meio de ameaças, perseguições, difamações e apelidos pejorativos, entre outras agressões.  De acordo com a coordenação do seminário, as agressões, sem motivos e cruéis, podem acontecer de diversas formas: verbal, sexual, moral, física, social, material, psicológica e até de forma virtual, com os avanços tecnológicos da Internet.

O GT do Maranhão acredita que através da união do poder público, da família e da sociedade será possível viabilizar soluções para enfrentar o problema. Inicialmente, o Grupo era composto de apenas cinco entidades públicas e não-governamentais preocupadas com o crescimento da violência entre estudantes nas escolas de São Luís. Atualmente, o GT é composto por 20 organizações parceiras, empenhadas em criar estratégias para combater o bullying.

O seminário envolve professores, acadêmicos, instituições públicas e privadas, profissionais da justiça, de saúde, de assistência social, entre outros. Será realizado no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, na Rua Oswaldo Cruz, Centro de São Luís, no horário de 13h às 18h. Contará com palestras de especialistas no tema, como a educadora e pesquisadora, Cléo Fante, consultora da ONG Plan Brasil e doutoranda em ciências da educação, pela Universidade de Ilhas Baleares, na Espanha.

Destaque também para a palestra da pedagoga Vitória Pereira de Souza, que atua na área de gestão escolar e abordará “As implicações do bullying no processo ensino-aprendizagem”. O seminário encerrará com uma mesa redonda sobre as ações de enfrentamento da violência escolar, envolvendo representantes da Promotoria de Justiça, Promotoria Estadual de Educação, Polícia Militar, Secretarias Municipal e Estadual de Educação, e dos Conselhos Estaduais de Educação e dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A secretaria de políticas educacionais do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) também participará das discussões sobre bullying no seminário.

FONTE: http://www.sinproesemma.com.br/?p=1347

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br