8/11/2010 12:00 am

SEMINÁRIO DE SERVIÇO SOCIAL ENCERRA COM DEBATES SOBRE TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS NACIONAIS E ESTADUAIS

SEMINÁRIO DE SERVIÇO SOCIAL ENCERRA COM DEBATES SOBRE TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS NACIONAIS E ESTADUAIS

Evento iniciou no dia 03 de novembro, ressaltando o papel do Serviço Social no processo de transformações contemporâneas

Encerrou no último dia 05 de novembro, no auditório do Centro de Ciências Sociais (CCSo), o Seminário de Estudos e pesquisas sobre as transformações contemporâneas da sociedade capitalista, sistema de controle social e a incidência no Serviço Social. O Seminário foi promovido pelo Grupo de Estudos, Pesquisa e debate em Serviço Social (GSERMS) do Departamento de Serviço Social da UFMA, que também promove o evento Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP).

No primeiro momento do evento aconteceu o Colóquio – O Maranhão nas transformações contemporâneas- Painel: O Papel das Políticas Públicas em relação ao trabalho, à questão agrária e urbana, ao Meio Ambiente, à Educação e à Pobreza, com os conferencistas- Valéria Almada Lima (UFMA), Laurinete Silva Delgado (UFMA), Frederico Burnett (UEMA), Horárcio Antunes San’t Anna Junior (UFMA), Adelaide Coutinho (UFMA) e Maria Eunice Ferreira Damasceno Pereira (UFMA).

Na última tarde do evento, houve o Encontro PROCAD UFMA/UFPA com os expositores Carlos Batista Maciel da Universidade Federal do Pará e a Coordenadora do GSERMS, Profª Dra. Josefa Batista Lopes, a Mesa-redonda “Formação Profissional em Serviço Social e os desafios das transformações contemporâneas na Região Amazônica”, com os professores Carlos Batista Lopes (PROCAD/UFMA), Cristiana Costa (UFMA) e Franci Gomes Cardoso (UFMA) e, ainda no encerramento, a Mesa-redonda “Metamorfoses do mercado de trabalho profissional do Assistente Social, a cultura e a questão da identidade profissional”, com a presença das professoras Dra. Marina Maciel Abreu e Josefa Batista Lopes.

Durante o evento, aconteceu a exposição do Movimento União Por Moradia, pertencente ao Projeto sobre as experiências de autogestão e participação popular da união por moradia.

GSERMS

O Grupo de Estudos, Pesquisa e debate em Serviço Social foi institucionalizado em 1997 nos grupos de pesquisa do CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Desde então, desenvolve pesquisas voltadas para a análise e compreensão das lutas de classes, do movimento social e da dinâmica do trabalho. Atualmente, o grupo tem centrado esforços no estudo das transformações sociais ocorridas no Maranhão nas últimas décadas, referentes, em especial, ao agronegócio e ao chamado “corredor do minério”, cujo ponto de origem foi o estabelecimento do Projeto Carajás. O GSERMS conta com a participação de professores da graduação em Serviço Social, pós-graduação em Políticas Públicas e bolsistas dos programas de iniciação científica.

Revisão de texto: Késia Andrade

Lugar: Campus do Bacanga
Fonte: Marina Farias/ASCOM/UFMA
Notícia alterada em: 08/11/2010 14h53

FONTE: http://www.ufma.br/noticias/noticias.php?cod=9542

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br