14/04/2010 12:00 am

SEMINÁRIO DE LANÇAMENTO DO GRUPO DE ESTUDOS MARXISTAS DO MARANHÃO/ GEMMARX

SEMINÁRIO DE LANÇAMENTO DO GRUPO DE ESTUDOS MARXISTAS DO MARANHÃO/ GEMMARX
O GEMMARX (Grupo de Estudos Marxistas do Maranhão) é um pequeno grupo que se propõe a estudar a obra de Marx para alimentar a prática. Não é pioneiro, segue o exemplo de militantes, intelectuais, que criaram o CEMARX — PARIS E CAMPINAS/Unicamp e tantos outros grupos — CONVIDA a todos que tenha pensamento critico, e um tanto de esperança que se associe a nós neste seminário, primeiro de muitos.
Neste inicio de século, os movimentos sociais (re) surgem nas diversas expressões como anti-imperialistas, antiglobalização e antissistêmicos e de resistências. São lutas que sinalizam a abertura de novas possibilidades de transformação do mundo. O internacionalismo presente na célebre frase de Marx “proletários de todo o mundo, uni-vos”, segue como símbolo de todos aqueles que lutam por uma transformação radical. Trata-se, no dizer de Michel Lowy (1998), “de um grito, de uma convocação, de um imperativo categórico que serviu de bússola em meio à guerras, confrontos confusos e nevoeiros ideológicos”.
Essa convocação continua a se renovar nas lutas que contemporaneamente se levantam contra o sistema do capital, mobilizando diferentes povos em momentos históricos distintos: dos operários parisienses de 1871 aos operários e camponeses da Rússia (1917); dos levantes na China às lutas anti-imperialistas na América Latina. Apesar da propagação de que o capitalismo conseguiu unificar o mundo num grau sem precedentes de internacionalização dos mercados e de técnicas de produção, as lutas sociais, mesmo fragmentadas no terreno nacional, seguem atemorizado as classes dominantes numa demonstração de que o fantasma que há 162 anos rondava a Europa não foi eliminado da história.
O GEMMARX pretende ser um espaço de estudo e de pesquisa da teoria social de Marx. Atualizá-la será, ao mesmo tempo, negar a arrogância típica dos sistemas que se imaginam serem o termo final da aventura humana.

PROGRAMAÇÃO

8h00min às 8h30min – Abertura do Seminário

8h30min às 11h30min – Mesa-redonda:
“O Capital e suas crises”
Prof. José Martins (UFSC)
Prof. Saturnino Moreira (UEMA)
Prof. Acrísio Mota (UEMA/Núcleo 13 de Maio)
Coordenação: Profª Nazaré Lima (Núcleo 13 de Maio)

14h30min às 17h30min – Conferência-debate:
“Liberdade e Determinação em Marx”
Prof.ª Virgínia Fontes (UFF)
Prof. Paulo Rios (Faculdade São Luís)
Coordenação: Profª Zulene Muniz Barbosa

17h30min às 18h00min – Lançamento do nº 23, da Revista
Lutas Sociais (PUC-SP)
Coordenação: Profª Joana Coutinho (UFMA)

18h00min – Encerramento

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br