27/07/2010 12:00 am

SEMINÁRIO "CONSTRUINDO NOVAS LICENCIATURAS NA UFMA" ACONTECE NESTA SEMANA NO CCET

SEMINÁRIO “CONSTRUINDO NOVAS LICENCIATURAS NA UFMA” ACONTECE NESTA SEMANA NO CCET

 

O evento tem início nesta terça-feira, 27 de julho

 

A Universidade Federal do Maranhão, por meio da Pró-Reitoria de Ensino, realizará no período de 27 a 30 de julho, no Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET), no Campus do Bacanga, o Seminário “Construindo Novas Licenciaturas na UFMA”

O evento visa ao desenvolvimento e à capacitação de professores para atuar nas novas licenciaturas da UFMA, nas áreas de Ciências Naturais, Ciências Humanas e Linguagens e Códigos. 

No total, serão capacitados cerca de cinquenta professores, recentemente nomeados para assumir esses cursos nos campi do continente (Bacabal, Codó, Grajaú, Imperatriz, Pinheiro e São Bernardo). O Seminário é o primeiro de uma série de eventos que a Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) vai realizar. As novas licenciaturas têm um formato bastante inovador, pois são interdisciplinares, por competências, por projetos de trabalho e com orientação acadêmica e tutorial. Serão cursadas em três anos e permitirão aos egressos atuarem no Ensino Fundamental e, com uma segunda licenciatura específica, poderão atuar no ensino médio. 

Para o pró-reitor de Ensino da UFMA, Prof. Dr. Aldir Carvalho Filho, o Seminário é um primeiro passo no compromisso da Universidade com os novos docentes e com o fortalecimento de sua atuação acadêmica. “O Seminário é prova de responsabilidade para com o êxito dessas novas licenciaturas, junto às comunidades locais e cidades no entorno dos campi. Por isso é que estamos fazendo um esforço contínuo para que tudo ocorra do melhor modo possível, inclusive por meio da formação continuada do docente para atuar nas novas licenciaturas. Esse é o primeiro de vários eventos que vão acontecer nos próprios campi. Além disso, estão previstos também encontros por meio de vídeoconferências e viagens de supervisão e tudo o mais que for necessário para o sucesso dos projetos”, afirma o professor. 

Outro destaque do Seminário é a palestra do professor Paulo Roberto Wollinger, diretor de Regulação e Supervisão do Ministério da Educação (MEC), com o temaRegulação das Licenciaturas Inovadoras. O professor Wollinger virá também na qualidade de Secretário do Ensino Superior em exercício, como substituto da Professora Maria Paula Dallari Bucci, titular da SESu. 

Segundo o pró-reitor de Ensino, é a primeira vez que um secretário da SESu vem à UFMA, o que reflete a importância que o MEC vem dando às novas licenciaturas e bacharelados interdisciplinares e com formatos inovadores. 

O Seminário deve contar com a presença dos diretores dos campi e novos técnicos em assuntos educacionais, além dos professores da UFMA que colaboraram com a elaboração do projeto, pró-reitores, assessores e coordenadores de cursos de licenciatura do campus de São Luís. 

Revisão de texto: Carla Morais 

FONTE: http://www.ufma.br/noticias/noticias.php?cod=8780

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br