15/04/2011 12:00 am

SEMCAS REALIZA SEMINÁRIO E DISCUTE ATENDIMENTO À PESSOA COM DEFICIÊNCIA

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), realizou, nesta quinta-feira (14), o seminário “A missão da Rede Socioassistencial frente aos desafios da Pessoa com Deficiência”.

 

Trata-se de uma ação prevista no Projeto Potencializando o Atendimento a Crianças e Adolescentes com Deficiência, apoiado pelo Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), desenvolvido pelo Serviço de Proteção Especial de Habilitação e Reabilitação da Pessoa com Deficiência da Semcas.

 

O principal objetivo do Seminário foi sensibilizar os trabalhadores (as) das instituições que integram a Rede Socioassistencial dos CRAS – Centros de Referência de Assistência Social – e dos CREAS – Centros de Referência Especializados de Assistência Social.

 

Durante o evento, que começou às 8h e teve continuidade até o final do dia, foram discutidos subsídios teóricos que possibilitem a identificação, atendimento, encaminhamento e inclusão de crianças e adolescentes com deficiência nos seus territórios, contribuindo assim para a convivência familiar e comunitária.

 

Os trabalhos da Semcas sinalizam o compromisso do prefeito de São Luís, João Castelo, em garantir os direitos das pessoas com deficiência. Há efetivas parcerias com o poder público e a sociedade civil organizada visando a um atendimento humanizado, centrado nas condições de acessibilidade e defesa dos direitos humanos.

 

O Serviço de Habilitação e Reabilitação Social da Pessoa com Deficiência oferece atendimento e acompanhamento multiprofissional para pessoa com deficiência e sua família. Também diversas atividades socioeducativas são oferecidas como grupo de dança, de capoeira, sessão pedagógica, de linguagem e vida diária, esporte, laboratório de informática, bem estar e superação de preconceitos, além de sensibilizar a comunidade em geral, para respeitar, valorizar e conviver com as diferenças.

 

 

FONTE: http://www.saoluis.ma.gov.br/frmNoticiaDetalhe.aspx?id_noticia=3196

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br