13/08/2010 12:00 am

SEMCAS ENTREGA KITS DE TRABALHO A PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA

SEMCAS ENTREGA KITS DE TRABALHO A PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), entregou, na manhã desta quinta-feira (12), no auditório do órgão, a primeira remessa de kits de trabalho a pessoas em situação de rua. Etapa importante na reintegração familiar e social, a ação faz parte do projeto Reciclando Histórias e tem como objetivo proporcionar geração de renda aos assistidos.   

 

Os atendidos pelo projeto passam por oficinas, capacitações e acompanhamento psicossocial até estarem aptos a receber o material de trabalho. O desempenho do primeiro grupo beneficiado com os kits será acompanhado pela equipe do Reciclando Histórias.

 

A solenidade contou com a presença da secretária municipal da Criança e Assistência Social, Roseli de Oliveira Ramos, e da secretária-adjunta Eloína Helena Abrantes. Os kits de trabalho são caixas de isopor de 80 litros, padronizadas com a logomarca da Prefeitura, contendo garrafas de água mineral e refrigerantes, bombons, entre outros produtos. Os novos vendedores também receberam material didático com dicas de empreendedorismo.

 

Durante o processo de capacitação do primeiro grupo de vendedores, cada beneficiado escolheu o local onde vai trabalhar, prontamente autorizado pela para Prefeitura.

 

Jeferson Rodrigues de Sousa, de 25 anos, natural de Marabá (PA), veio adolescente para São Luís com o irmão mais novo, ambos usuários de drogas desde crianças.

 

Na capital maranhense, Jeferson recebeu atendimento médico e psicossocial através da Semcas, que o ajudou na volta para a sua cidade em março deste ano. Reabilitado, ele voltou a ter contato com a família e está empregado em um órgão público de Marabá.

 

Ciente de que pode fazer a diferença, Jeferson dá sua contribuição através do trabalho voluntário que desenvolve em um grupo dos Alcoólicos Anônimos. “Agora espero levar o meu irmão para o mesmo caminho da recuperação”, disse ele.

 

Sobre o Reciclando HistóriasA partir do projeto Reciclando Histórias, a população em situação de rua foi levada a participar de oficinas de artesanato com materiais recicláveis.

 

Em julho do ano passado, a Secretaria realizou o mapeamento da população em situação de rua na capital maranhense, traçando o perfil social dessas pessoas. Atualmente, cerca de 600 pessoas vivem nas ruas da Ilha.

 

A nova etapa do projeto consiste em incluir a população em situação de rua no mercado de trabalho, através do desenvolvimento de atividades empreendedoras. O projeto é coordenado pelo Serviço Especializado de Atendimento à População de Rua e conta com a participação dos Serviços de Acolhimento Familiar e Institucional e de Inclusão Produtiva.

 

FONTE: http://www.saoluis.ma.gov.br/frmNoticiaDetalhe.aspx?id_noticia=2363

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br